(UFG) Importantes nascentes do rio Araguaia encontram-se ameaçadas por causa da aceleração de processos associados à dinâmica geológica externa atual e à apropriação do terreno. Levando-se em conta a localização dessas nascentes, associada a relevos de planalto e ao Sistema Aquífero Guarani da Bacia Sedimentar do Paraná, considera- se que esses processos são intensificados principalmente pela
Questões relacionadas
- Matemática | 17. Números Complexos
(UPF) O número complexo z, tal que 5z + z = 12 + 16i, é igual a:
- Geografia | 6.2 Energia
(FUVEST 2007 1ª FASE) Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico.
Fonte: Théry & Mello, Atlas do Brasil, 2005.
I. No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termelétricas.
II. O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distâncias é ainda pouco conhecida no país.
III. O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão.
Está correto o que se afirma em
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FATEC) Cinco amigos estavam estudando para a prova de Química e decidiram fazer um jogo com os elementos da Tabela Periódica:
- cada participante selecionou um isótopo dos elementos da Tabela Periódica e anotou sua escolha em um cartão de papel;- os jogadores Fernanda, Gabriela, Júlia, Paulo e Pedro decidiram que o vencedor seria aquele que apresentasse o cartão contendo o isótopo com o maior número de nêutrons.Os cartões foram, então, mostrados pelos jogadores.Os isótopos representados contidos nos cartões de Paulo e Gabriela podem reagir entre si para formar óxido de lítio, segundo a reação balanceada
4 Li(s) + O2(g) →2 Li2O(s)
A massa de lítio necessária para reagir completamente com 3,2 Kg de oxigênio é, em quilogramas,
Massas molares:
Li: 7 g/mol
O: 16 g/mol
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto base: 3934709
Leia a reportagem para responder à questão. Campanha em São Paulo alerta sobre trabalho infantil na cadeia têxtil A plataforma Rede Peteca, Chega de Trabalho Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Ministério Público do Trabalho, distribuiu hoje (25), em oito escolas dos bairros Pari, Brás, Bom Retiro, Vila Maria e Vila Guilherme, em São Paulo, folhetos alertando e orientando os alunos e seus pais contra o trabalho infantil na cadeia têxtil. As escolas foram escolhidas porque se situam em bairros onde há grande número de oficinas de costura. [...] A intenção da campanha não é apenas explicar o que é e quais são as consequências do trabalho infantil, mas também orientar as famílias sobre os órgãos públicos que podem auxiliá-las. O material distribuído traz endereços e telefones dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) dos cinco bairros-alvos da campanha. De acordo com a coordenadora da ação na Rede Peteca, uma plataforma que visa à promoção dos direitos da criança e do adolescente e à erradicação do trabalho infantil no país, Bruna Ribeiro, a ideia é mostrar aos pais que eles são vítimas da situação e precisam proteger os filhos, trocando o trabalho infantil pela escola. “Fazer com que as próprias crianças levem a informação para suas casas é uma maneira de envolver as famílias no combate ao trabalho infantil de sua comunidade”, explicou. [...] Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/campanha-em-sao-paulo-
alerta-sobre-trabalho-infantil-na-cadeia-textil.
Acesso em: 11 abr. 2019.
Enunciado:
O assunto principal do parágrafo destacado é a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
4. A quantidade de alimentação que uma pessoa necessita depende do tipo de vida e da região que habita. Pessoas cujo trabalho "usa" muito o corpo, que fazem muito esforço físico (jogar futebol, por exemplo), precisam de maior quantidade de energia do que aquelas que realizam trabalhos sedentários, como ficar sentado na frente de uma escrivaninha usando o computador ou escrevendo um livro (isso também vale para quem só se diverte jogando videogame...).
Relacione a alimentação com a produção e consumo de energia e calor.