Essa campanha publicitária do Ministério da Saúde visa:
Questões relacionadas
- Física | A. Leis de Newton
Uma pessoa de massa igual a 80 kg encontra-se em repouso, em pé sobre o solo, pressionando perpendicularmente uma parede com uma força de magnitude igual a 120 N, como mostra a ilustração a seguir.
A melhor representação gráfica para as distintas forças externas que atuam sobre a pessoa está indicada em:
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Após receber x reais de sua mãe, Fabiana pensou por um instante nos gastos que teria nos próximos dias:
• R$ 15,00 para pagar a cantina da escola;
• R$ 30,00 para ir ao cabelereiro;
• R$ 4,50 para comprar canetas.
Sabendo-se que, mesmo com os R$ 5,00 que já possuía, Fabiana ainda não tem dinheiro suficiente para todas essas despesas, podemos dizer que a relação que descreve adequadamente essa situação é dada por:
- Biologia | 09. Botânica
As auxinas são fitormônios fundamentais ao desenvolvimento das plantas. Esses hormônios, além de serem encontrados nos vegetais, também podem ser encontrados em fungos, bactérias e algas.
Sobre as auxinas, pode-se afirmar corretamente que:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
O sentido das linhas
Materiais:
- Computador e projetor para exibir as imagens a seguir, do artista Amílcar de Castro, ou imagens impressas para mostrar aos alunos:
Disponível em: <http://www.editoradlo.com.br/wp-content/uploads/2012/03/amilcar11.png>. Acesso em: 20 out. 2014.
- Papel duro branco, pode ser super white, cartolina, canson, etc.;
- Pincel de ponta quadrada grosso;
- Tinta nanquim preta;
- Tinta guache branca;
- Papéis ou toalhinhas para secar os pincéis;
- Corda e pregador de roupa para um varal improvisado;
- Acesso a um tanque ou pia;
- Fita crepe.
Atividade:
- A aula será dividida em três momentos:
1º - Mostre as imagens de Amílcar de Castro e instigue os alunos a fazer relações entre as duas imagens, pensando o fundo, o espaço e como a inversão de preto e branco cria outras leituras.
2º - Divida a sala em grupos de três ou quatro alunos. Cada aluno terá seu papel (sugere-se para essa prática papel em tamanho A4), mas podem compartilhar pincéis e nanquim.
- Cada um deve afixar o papel na mesa com a fita crepe, fazendo uma margem, como na figura a seguir:
- Fale para cada aluno pintar um desenho com tinta guache branca e esperar secar completamente.
- Depois de seco, eles devem cobrir todo o papel (inclusive a parte pintada) com o nanquim preto. Desta forma a folha ficará toda preta. Instrua-os a esperar a tinta secar completamente.
- Depois de seco, os alunos deverão tirar a fita e se dirigirem ao tanque para lavar o desenho com água, passando a mão levemente. Nesse momento, a tinta guache irá sair, revelando o branco do papel.
- Cada um deve pregar seu papel no varal e esperar secar.
3º - Após os papéis secarem, montem uma exposição dos trabalhos na sala. Fale com cada aluno para observar e analisar, sem julgar, cada desenho. Comentem os resultados e relacionem-nos com os dois desenhos de Amílcar de Castro.
- Matemática - Fundamental | 06. Expressões Algébricas II
(ESPM) O inverso multiplicativo do número
é o número
O valor de
é igual a: