Uma pessoa de massa igual a 80 kg encontra-se em repouso, em pé sobre o solo, pressionando perpendicularmente uma parede com uma força de magnitude igual a 120 N, como mostra a ilustração a seguir.
A melhor representação gráfica para as distintas forças externas que atuam sobre a pessoa está indicada em:
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Materiais:
- Vídeo sugerido no item 1 do desenvolvimento sobre Kandinsky e a música de Schoenberg
- Cartolina branca (uma para cada grupo de quatro alunos)
- Tinta guache Acrilex coloridas
- Papel toalha ou flanelas para limpeza dos dedos
- Copinhos de plástico para café para distribuição das tintas
Desenvolvimento:
1 - Para ampliar a relação da Música com as Artes Visuais, apresente aos alunos o seguinte vídeo sobre Kandinsky: https://www.youtube.com/watch?v=sUGC7Hs298c.
2 - Conte para as crianças que Kandinsky estudou primeiramente música e só depois se tornou um pintor e que, para ele, a música e a arte tinham muito em comum. O compositor vienense Schomberg influenciou muito as obras de Kandinsky e os dois foram grandes amigos.
3 - Reforce a aproximação entre Kandinsky e Schoenberg, assistindo novamente ao vídeo, chamando a atenção dos alunos para os intervalos da música e os espaços da pintura, para a suavidade da música e as cores suaves na pintura, pontos, curvas, sons fortes e agudos com as linhas grossas e finas, e assim por diante.
4 - Em seguida, distribua a cartolina para os grupos.
5 - Organize previamente as tintas nos copinhos de café (coloque tinta só até a metade) e vá distribuindo os copinhos, uma cor por grupo, ao som de músicas previamente escolhidas por você. Cada criança deverá espalhar a tinta do seu lado do papel com o dedo, realizando movimentos como os de Kandinsky. Faça um rodízio de cores, das mais claras às mais escuras, tendo o cuidado de explicar aos alunos que deverão deixar todas as cores aparentes, ou seja, mesmo que misturem umas às outras, as cores essenciais distribuídas por você devem aparecer na pintura.
6 - Por último, distribua o preto para que façam linhas sobre a cartolina pintada, pontos e curvas, assim como Kandinsky fazia.
7 - Realize uma exposição com os trabalhos.
Observações:
Professor(a), se quiser saber um pouco mais sobre Kandinsky e sua relação com Schoenberg, leia:
- A Música na obra de Kandinsky, disponível em : http://www.arte.com.pt/text/filipag/musicakandinsky.pdf.
Ao longo da experiência, anote o que as crianças vão dizendo ao longo do processo. Se possível, fotografe o processo e coloque os registros escritos (devidamente digitados e impressos), bem como as fotografias tiradas em meio aos trabalhos realizados quando montar a exposição.
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(UNIT) Um satélite artificial movimenta-se em torno do eixo da Terra, em uma órbita circular contida no plano do equador. Considerando-se o raio da órbita do satélite como sendo de aproximadamente 4,0.107 m, a velocidade linear do satélite, em km/h, para que uma pessoa situada na linha do equador veja o satélite parado, deve ser da ordem de
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Texto base: Leia o trecho a seguir. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( Constituição Federal de 1988, artigo 205.) Além da Constituição Federal, de 1988, existem, ainda, duas leis que regulamentam a Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Disponível em: http://www.guiadedireitos.org. Acesso em: 04 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o objetivo desses documentos?
- Ciências - Fundamental | 12. A Tecnologia de Materiais
Presente no dia a dia das pessoas, a tecnologia
- Matemática | 3.1 Introdução
Na anestesia peridural, como a usada nos partos, o médico anestesista precisa introduzir uma agulha nas costas do paciente, que atravessará várias camadas de tecido até chegar a uma região estreita, chamada espaço epidural, que envolve a medula espinhal. A agulha é usada para injetar um líquido anestésico, e a força que deve ser aplicada à agulha para fazê-la avançar através dos tecidos é variável.
A figura é um gráfico do módulo F da força (em newton) em função do deslocamento x da ponta da agulha (em milímetro) durante uma anestesia periduraltípica.
Considere que a velocidade de penetração da agulha deva ser a mesma durante a aplicação da anestesia e que a força aplicada à agulha pelo médico anestesista em cada ponto deve ser proporcional à resistência naquele ponto.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: LTC,2008.
Com base nas informações apresentadas, a maior resistência à força aplicada observa-se ao longo do segmento: