(UNIT) Um satélite artificial movimenta-se em torno do eixo da Terra, em uma órbita circular contida no plano do equador. Considerando-se o raio da órbita do satélite como sendo de aproximadamente 4,0.107 m, a velocidade linear do satélite, em km/h, para que uma pessoa situada na linha do equador veja o satélite parado, deve ser da ordem de
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
Sefarditas o la melancolía de ser judío español
El nombre de Sefarad, como es denominada España en lengua hebrea, despierta en gentes de Estambul o de Nueva York, de Sofía o de Caracas, el vago recuerdo de una casa abandonada precipitadamente bajo la noche. Por eso muchas de estas gentes, descendientes de los judíos españoles expulsados en 1492, conservan las viejas llaves de los hogares de sus antepasados en España. Se ha escrito que jamás una nación ha tenido unos hijos tan fieles como ellos, que después de quinientos años de exilio siguen llamándose “sefarditas” (españoles) y mantienen celosamente el idioma “sefardita” y las costumbres de sus orígenes. En la cocina y en los lances de amor, en las fiestas y en las ceremonias religiosas, los sefarditas viven todavía la melancolía de ser españoles.
CORRAL, P.; ALCALDE, J. Sefardíes o la melancolía de ser judío español. Disponível em: http://sefaradilaculturasefardi.blogspot.com. Acesso em: 17 fev. 2012 (adaptado).
Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UPE) Que obra de arte é o homem! Que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos movimentos, que determinado e admirável nas ações; que parecido a um anjo de inteligência, que semelhante a um deus!
(SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Abril Cultural, 1976. p. 87.)
Partindo da análise da fala da personagem shakespeariana, assinale a alternativa que a associa às características do Renascimento Cultural.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
O sujeito do verbo em destaque é indeterminado, por não se identificar o ser de quem se fala, no verso:
- Física
EXPERIMENTO1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas.Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório,diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que,durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, noentanto tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas:
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(UFPR) Sobre o conceito de fronteira e sua problemática no contexto brasileiro e sul-americano, é correto afirmar: