O circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, representado na figura, consiste em uma associação mista de resistores. Cada lâmpada (L1, L2, L3) é associada, em paralelo, a um resistor de resistência R, formando um conjunto. Esses conjuntos são associados em série, tendo todas as lâmpadas o mesmo brilho quando ligadas à fonte de energia. Após vários dias em uso, apenas a lâmpada L2 queima, enquanto as demais permanecem acesas.
Em relação à situação em que todas as lâmpadas funcionam, após a queima de L2, os brilhos das lâmpadas serão
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Atualmente, a massa de uma mulher é 100 Kg. Ela deseja diminuir, a cada mês, 3% da massa que possuía no mês anterior. Suponha que ela cumpra sua meta.
A sua massa, em quilograma, daqui a dois meses será:
- Arte - Fundamental | 02. Patrimônio Cultural
A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas ― junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados ― que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” São exemplos de bens registrados como Patrimônio Imaterial no Brasil: o Círio de Nazaré no Pará, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Jongo no Sudeste, entre outros.
Disponível em: http://www.portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
É bastante recente no Brasil o registro de determinadas manifestações culturais como integrantes de seu Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de se realizar e divulgar este tipo de registro é:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Em geral, as aves utilizam características físicas para demonstrar suas qualidades, como, por exemplo, uma plumagem chamativa. O chamariz é externo no caso da espécie Milvus migrans (milhafre-preto), ave de rapina que vive em praticamente todos os continentes, exceto nas Américas. Vinte dias antes da postura dos ovos, a fêmea e seu parceiro saem em busca de pedaços de plástico branco reluzente para decorar o ninho.
Com essa prática, esses pássaros demarcam o território e protegem os ovos. De acordo com os pesquisadores, a preferência pela cor do material deve-se à facilidade de visualização da cor branca pelo pássaro. Em contraste com as cores escuras dos troncos de árvore, o tom alvo reluz e pode ser avistado de longe por outros indivíduos da mesma espécie. Outros pássaros são conhecidos por construir ou ornamentar ninhos, como o joão-de-barro (Furnarius rufus) e o pássaro-arquiteto (Ptilonorhynchus violaceus), sendo a motivação deles, no entanto, associada, geralmente, à sedução da fêmea.
Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue o item.
Sabendo que os ovos do milhafre-preto são de coloração clara, é correto afirmar que a escolha de plástico da cor branca facilita a identificação do ninho pela espécie e dificulta a ação dos predadores.
- História - Fundamental | 05.2. Os patrimônios brasileiros
Leia a reportagem e responda à questão.
22/03/2008
20% DAS CASAS TERÃO QUE TIRAR SUAS GARAGENS
No bar da dona Zilda os moradores se aglomeram desde cedo no balcão para papear e, nos últimos meses, reclamar de uma das exigências da chamada ZEIPP (Zona Especial de Interesse do Patrimônio de Paranapiacaba) aprovada no final de 2007: a proibição das garagens cobertas para os automóveis ao lado das casas. (...) "Antes não havia necessidade de carro porque tinha trem. Hoje você compra um carro de R$ 35 mil e vai deixar na rua, sem proteção?", contesta Zélia Paralego, 56, na vila desde 1961 e que tem garagem há oito anos. Essa foi a principal norma que despertou a oposição dos moradores de Paranapiacaba. (...) Dos 334 imóveis da vila, 20% tinham as garagens cobertas, parte das quais já começou a ser removida - a exigência precisa ser cumprida em até dois anos. A alegação para vetá-las é que elas não integram a paisagem histórica das casas. As garagens foram construídas mais tarde, de forma improvisada, como "puxadinhos". "Qual bem é que devemos proteger em Paranapiacaba? A garagem? Quem acha que um carro é mais importante do que a história está morando no lugar errado", diz a urbanista e subprefeita Vanessa Gayego Bello Figueiredo. Ela afirma que as normas da vila foram debatidas e acordadas com órgãos de defesa do patrimônio histórico. Segundo a subprefeitura, a intenção da ZEIPP é promover um desenvolvimento sustentável que permita incentivar as atividades turísticas para a sobrevivência econômica da vila e preservar a paisagem cultural histórica e a qualidade de vida no local. (...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2203200811.htm> Acesso em 12/12/2008
a) Por que essa decisão da prefeitura de Paranapiacaba causou polêmica na cidade?
b) Em sua opinião, quem está com a razão: a prefeitura ou os moradores? Explique seu ponto de vista
- Inglês - Fundamental | 09. Numbers and Time (Números e Horas)
I’m Melissa. From Monday to Friday, my day starts very early. I always get up at 6:30 and I have a 20-minute shower. Then, I get dressed and comb my hair. At 07:00 a.m. I have breakfast, I usually have coffee and cereal. At 10:00 a.m., I sometimes have a snack and at 12:00 I usually have lunch at the office with my colleagues. They are wonderful people who have a good sense of humor, and they are good friends too. At 3:30 I have a snack again; I usually have some tea and biscuits. On Monday, Tuesday and Wednesday I go to the gym after work. When I get home, I have a shower again, I prepare dinner and I watch TV for a while. I like to go to bed as soon as possible, around 9:30.
What time does she go to bed?