A configuração do campo magnético terrestre causa um efeito chamado inclinação magnética. Devido a esse fato, a agulha magnética de uma bússola próxima à superfície terrestre, se estiver livre, não se mantém na horizontal, mas geralmente inclinada em relação à horizontal (ângulo α, na figura 2). A inclinação magnética é mais acentuada em regiões de maiores latitudes. Assim, no equador terrestre a inclinação magnética fica em torno de 0º, nos polos magnéticos é de 90º, em São Paulo é de cerca de 20º, com o polo norte da bússola apontado para cima, e em Londres é de cerca de 70º, com o polo norte da bússola apontado para baixo.
Esse efeito deve-se ao fato de a agulha magnética da bússola alinhar-se sempre na direção
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Material necessário
- Caneta hidrocor ponta grossa.
- Cartolina branca ou papel com gramatura alta, tamanho A3.
- Cola branca de boa qualidade. (Um tubo para cada dupla).
- Fios de lã marrom, amarela, vermelha e preta.
- Lápis de cor e giz de cera.
- Máquina fotográfica.
- Papel crepom de várias cores.
- Som e CD com a música “Corpo Humano”- Angélica – Disponível em http://letras.mus.br/angelica/110662/ - Acesso em 19 mar.2015.
- Tesoura sem ponta. Duas para cada grupo.
Procedimentos
1º. Colocar o CD com a música “Corpo Humano” e deixar que as crianças escutem e apreciem a letra. Se achar necessário, tire uma cópia da letra da música para cada uma.
2º. Em um segundo momento, pedir que fiquem de pé para criar uma coreografia para a música trabalhada. Deixar que façam pequenos grupos para apresentarem a mímica da música.
3º. Preparar as crianças para a brincadeira das partes do corpo, descrita abaixo.
Combinar que a brincadeira seguirá em sentido horário.
Numa grande roda, uma criança começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do corpo e passando a vez. A criança que estiver ao lado determinado anteriormente irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira criança falou, em seu próprio corpo, e irá dizer outra parte do corpo passando a vez. A criança ao seu lado colocará a mão na parte do corpo dita pela segunda e dirá outra parte e assim sucessivamente, até que todos participem.
4º. Terminando a brincadeira, colocar as crianças em grupos de três ou quatro. Cada grupo receberá uma folha tamanho A3 branca e a instrução de que devem escolher um componente do grupo para começar a fazer o desenho de uma criança de corpo inteiro. Assim que fizerem a cabeça, trocar as folhas entre os grupos e pedir que continuem a fazer o desenho de onde parou o grupo anterior. Vá repetindo as trocas até que os grupos tenham desenhado uma criança inteira.
5º. Entregar a folha com o desenho para o grupo que o iniciou e pedir que enfeitem a criança desenhada, colocando roupas, pintando a cor da pele, colocando cabelos e outros detalhes.
6. Expor os trabalhos e explorar o tema: discussão sobre a mímica como forma de comunicação, exploração das linhas e pontos que compõem o corpo humano, reconhecimento do corpo como forma de representação e outras questões ligadas ao tema.
7º. Fotografar para o registro da atividade
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A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico; o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina.
A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/page/5>. Acesso em: 25 jun. 2016.
Enunciado:
- a) As orações “que somam”, “que diminuem” e “que se multiplicam” contribuem para a continuidade e a progressão da tirinha ao retomarem um termo de natureza substantiva presente na oração principal. Qual é ela
- b) As orações anteriormente citadas restringem ou explicam o sentido do termo antecedente? Justifique sua resposta.
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A imagem a seguir representa algumas ruas do Bairro Feliz. As ruas Alegria, Felicidade e Avenida dos Amores são paralelas e a alameda dos pássaros é perpendicular à Rua Alegria.
Como esse bairro é novo, apenas o trecho de 200 m da Alameda dos Pássaros entre a Avenida dos Amores e a Rua Felicidade é pavimentado. Os moradores do bairro estão reivindicando a pavimentação da Rua das Flores entre a Avenida dos Amores e a Rua Alegria e do trecho da Alameda dos Pássaros entre a Rua Felicidade e a Rua Alegria. Sabendo-se que o trecho da Rua das Flores compreendido entre as ruas Felicidade e Alegria é igual a 96 m e que a distância entre a Avenida dos Amores e a Rua Alegria é igual a 336 m, se a reivindicação dos moradores for aceita, o comprimento do trecho que será pavimentado é igual a
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(UNINORTE) Uma estudante posicionou um espelho côncavo gaussiano a 15,0 cm do seu rosto, e observou que a imagem de um pequeno sinal ficou ampliada em 5 vezes Nessas condições, pode-se afirmar que a distância focal desse espelho, em cm, é, aproximadamente, igual a