(UNINORTE) Uma estudante posicionou um espelho côncavo gaussiano a 15,0 cm do seu rosto, e observou que a imagem de um pequeno sinal ficou ampliada em 5 vezes Nessas condições, pode-se afirmar que a distância focal desse espelho, em cm, é, aproximadamente, igual a
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- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia com atenção os textos a seguir, que abordam a questão da propriedade privada da terra. O primeiro texto foi escrito por Rousseau, e o segundo por John Locke.
O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: “Isto é meu!” e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: “Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a desigualdade. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 259. (Os pensadores).
Vê-se claramente que os homens concordaram com a posse desigual e desproporcional da terra, tendo encontrado, por um consentimento [...] voluntário, um modo pelo qual alguém pode possuir com justiça mais terra que aquela cujos produtos possa usar, recebendo em troca do excedente ouro e prata que podem ser guardados sem prejuízo de quem quer que seja, uma vez que esses metais não se deterioram nem apodrecem nas mãos de quem os possui.
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 428.
Sobre os iluministas e os textos escritos por eles, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A. Os índios e judeus necessitam de uma constituição para sobreviver? Justifique.
B. Que razão tem um Estado para construir uma Constituição Federal?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 3935027
Texto para a questão. Como a internet está matando a democracia “Fomos muito ingênuos”, adverte o pesquisador e jornalista inglês Jamie Bartlett. Para ele, nos primórdios da internet, “havia uma ampla visão de que o simples fato de tornar a informação mais disponível e permitir que todos pudessem criar e compartilhar informação transformaria o nosso ambiente em mais informado, politizado e racional.” Não foi o que aconteceu, e, segundo ele, a radicalização atual nem era tão difícil de prever. Para Bartlett, os grupos radicais chegaram antes à internet por estarem fora dos jornais [...] “Mas o mais importante é que todos nós nos tornamos mais radicais”, explica. “Pulamos de um assunto para outro e somos apresentados a mais e mais conteúdos apelativos e sensacionalistas para manter nosso vício nas redes.” Como resultado, somos expostos a argumentos emocionais radicais e acabamos xingando e vociferando nas redes sociais. [...] Em entrevista à Pública, Bartlett fala sobre a radicalização promovida pelo ambiente online, desinformação, campanhas digitais e outros perigos da rede para a democracia. Mas, mais do que constatar os problemas, o pesquisador propõe soluções para avançarmos junto com a tecnologia. Entre elas, um departamento governamental dedicado a fazer uma auditoria de algoritmos e uma base de dados pública, com registros instantâneos, de toda propaganda eleitoral publicada nas redes. [...] Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019. Adaptado.
Enunciado:
Leia mais um trecho da matéria sobre a entrevista de Bartlett:
Não é simplesmente a desinformação pela desinformação, é que a informação circula em bolhas. Na rede, você encontra dados e estatísticas para embasar qualquer opinião que você tenha. Cada um tem seus próprios fatos. E eles não estão exatamente certos, mas na internet é possível encontrar tanta coisa que existe informação para o que você quiser, tudo que valide sua opinião.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019.
A oração subordinada reduzida destacada no texto “ encontrar tanta coisa” exerce a função de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os revolucionários aboliram os impostos recém-instituídos por D. João VI e implantaram novos costumes, próprios do sistema republicano: introdução do termo “patriota” e do pronome “vós” nas formas de tratamento, à moda francesa; nova bandeira e garantia de liberdade de consciência e imprensa, mas ficavam proibidos os ataques à Constituição e a religião. Eram assegurados aos cidadãos as garantias e os direitos individuais, como o de propriedade, incluindo a manutenção da escravidão.
Apesar da adesão da Paraíba e do Rio Grande do Norte, o apoio não foi suficiente para manter o movimento revolucionário. A repressão das tropas legalistas (...) pôs fim aos 75 dias da experiência revolucionária. Ocorreram vários fuzilamentos e enforcamentos dos liberais radicais, e medidas políticas foram tomadas por D. João, como o fechamento da Maçonaria (associação caracterizada pelo espírito de fraternidade e que teve expressiva atuação no contexto da independência brasileira) (...).
Ainda que caracterizada por idéias liberais, essa revolução teve caráter conservador, ao propor a manutenção da propriedade e da escravidão. Para a ótica do poder constituído, representou uma séria ameaça à estrutura política e econômica brasileira: a insurreição de Pernambuco poderia se transformar numa república negra, pois o número de negros era muito superior ao de brancos. Liberdade, irmandade e fraternidade eram temas perigosos, mesmo que defendidos pela pequena burguesia letrada, e esse perigo em potencial justificava a repressão violenta ao movimento”
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria, Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001. P 298. Com base nessas informações, preencha o quadro:
- Química | 2.5 Oxirredução
(UPE) Um fio de cobre foi retorcido em formato de uma “árvore de natal” e colocado dentro de um béquer. Em seguida, transferiu-se um volume de uma solução salina para a vidraria, o suficiente para cobrir o objeto metálico. Após determinado período, a solução ficou azulada, e pequenos cristais cobriram toda a superfície da árvore de natal.
Qual é o sal presente na solução adicionada ao béquer?