Explicaê

01

Material necessário

 

  • Caneta hidrocor ponta grossa.
  • Cartolina branca ou papel com gramatura alta, tamanho A3.
  • Cola branca de boa qualidade. (Um tubo para cada dupla).
  • Fios de lã marrom, amarela, vermelha e preta.
  • Lápis de cor e giz de cera.
  • Máquina fotográfica.
  • Papel crepom de várias cores.
  • Som e CD com a música “Corpo Humano”- Angélica – Disponível em http://letras.mus.br/angelica/110662/ - Acesso em 19 mar.2015. 
  • Tesoura sem ponta. Duas para cada grupo.

     

  Procedimentos  

1º. Colocar o CD com a música “Corpo Humano” e deixar que as crianças escutem e apreciem a letra. Se achar necessário, tire uma cópia da letra da música para cada uma.  

   

2º. Em um segundo momento, pedir que fiquem de pé para criar uma coreografia para a música trabalhada. Deixar que façam pequenos grupos para apresentarem a mímica da música.  

   

3º. Preparar as crianças para a brincadeira das partes do corpo, descrita abaixo.  

Combinar que a brincadeira seguirá em sentido horário.  

Numa grande roda, uma criança começa a brincadeira dizendo o nome de uma parte do corpo e passando a vez. A criança que estiver ao lado determinado anteriormente irá colocar a mão na parte do corpo que a primeira criança falou, em seu próprio corpo, e irá dizer outra parte do corpo passando a vez. A criança ao seu lado colocará a mão na parte do corpo dita pela segunda e dirá outra parte e assim sucessivamente, até que todos participem.  

   

4º. Terminando a brincadeira, colocar as crianças em grupos de três ou quatro. Cada grupo receberá uma folha tamanho A3 branca e a instrução de que devem escolher um componente do grupo para começar a fazer o desenho de uma criança de corpo inteiro. Assim que fizerem a cabeça, trocar as folhas entre os grupos e pedir que continuem a fazer o desenho de onde parou o grupo anterior. Vá repetindo as trocas até que os grupos tenham desenhado uma criança inteira.  

   

5º. Entregar a folha com o desenho para o grupo que o iniciou e pedir que enfeitem a criança desenhada, colocando roupas, pintando a cor da pele, colocando cabelos e outros detalhes.  

   

6. Expor os trabalhos e explorar o tema: discussão sobre a mímica como forma de comunicação, exploração das linhas e pontos que compõem o corpo humano, reconhecimento do corpo como forma de representação e outras questões ligadas ao tema.  

   

7º. Fotografar para o registro da atividade