(CFTMG) A figura abaixo é plana e composta por dois trapézios isósceles e um losango.
O comprimento da base maior do trapézio ABCD é igual ao da base menor do trapézio EFGH, que vale 2x e, a base maior de cada trapézio é o dobro da base menor, e o lado EF do losango vale y. O perímetro da figura dada, expresso em função de x e y, é:
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2012 1ª FASE) A seguinte notícia foi veiculada por ESTADAO.COM.BR/Internacional na terça-feira, 5 de abril de 2011: TÓQUIO - A empresa Tepco informou, nesta terça-feira, que, na água do mar, nas proximidades da usina nuclear de Fukushima, foi detectado nível de iodo radioativo cinco milhões de vezes superior ao limite legal, enquanto o césio-137 apresentou índice 1,1 milhão de vezes maior.
Uma amostra recolhida no início de segunda-feira, em uma área marinha próxima ao reator 2 de Fukushima, revelou uma concentração de iodo-131 de 200 mil becquerels por centímetro cúbico.
Se a mesma amostra fosse analisada, novamente, nodia 6 de maio de 2011, o valor obtido para aconcentração de iodo-131 seria, aproximadamente, em Bq/cm3,
Note e adote:
- Meia-vida de um material radioativo é o intervalo de tempo em que metade dos núcleos radioativos existentes em uma amostra desse material decaem.
- A meia-vida do iodo-131 é de 8 dias.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIT) As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.
Basicamente, as células-tronco podem se autorreplicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco, ou ainda se transformar em outros tipos de células.
Uma característica relacionada a uma célula-tronco, retirada do ser humano, está indicada na alternativa
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro de Mário Maestrini.
A feliz convivência entre batavos e luso-nordestinos durou pouco. Rompeu-se quando a Companhia passou a pressionar crescentemente sua galinha dos ovos de ouro – a Nova Holanda. A maior taxação do açúcar e dos transportes e a ameaça de execução dos engenheiros insolventes terminaram levando a elite pernambucana do mais desenfreado colaboracionismo ao mais indigno nacionalismo.
MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 1997. p. 104.
O texto trata da
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe as imagens de crianças brincando com bola em lugares diferentes do mundo. Disponível em: <http://indiretasmaternas.com.br/criancas-brincando/> Acesso em: 30 de out. de 2015.
Enunciado:
1. O que há em comum entre essas brincadeiras?
2. Todas essas brincadeiras necessitam de regras? Explique sua resposta.
- Matemática | 14.6 Esfera
(PISM) Considere uma esfera de raio 2cm com área total A e volume V. Suponha que os valores y, A, V formem uma progressão geométrica nessa ordem. Em centímetros, quanto vale y?