(PISM) Considere uma esfera de raio 2cm com área total A e volume V. Suponha que os valores y, A, V formem uma progressão geométrica nessa ordem. Em centímetros, quanto vale y?
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) reuniu administradores, historiadores, romancistas, poetas, públicos e políticos em torno da investigação a respeito do caráter brasileiro. Em certo sentido, a estrutura dessa instituição, pelo menos como projeto, reproduzia o modelo centralizador imperial. Assim, enquanto na Corte localizava-se a sede, nas províncias deveria haver os respectivos institutos regionais. Estes, por sua vez, enviariam documentos e relatos regionais para a capital.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, durante o reinado de D. Pedro II, o referido instituto objetivava:
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Observe a imagem a seguir. “A Liberdade munida com o cetro da razão, lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo”. Gravura de Simon Louis Boizot, 1793. Disponível em: <http://www.worldgallery.co.uk/art-print/simon-louis-boizot-liberty-armed-with-the-sceptre-of-reason-striking-down-ignorance-and-fanaticism-1793-303910>. Acesso em: 07 dez. 2016.
Enunciado:
a) Relacione a gravura com o movimento Iluminista, que se consolidou na Europa a partir do século XVIII.
b) Identifique as principais críticas feitas pelos iluministas a sociedade europeia no contexto de sua emergência.
- Física | 3.2 Dilatação
(EPCAR (AFA)) No gráfico a seguir, está representado o comprimento L de duas barras A e B em função da temperatura θ.
Sabendo-se que as retas que representam os comprimentos da barra A e da barra B são paralelas, pode-se afirmar que a razão entre o coeficiente de dilatação linear da barra A e o da barra B é
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outra, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.
Essa “ladroagem” está associada à relação de:
- Biologia | 12.6 Populações
(UPE) Muitas espécies de peixes, criadas artificialmente e reproduzidas em tanques, quando escapam para a natureza, pelo descuido humano e manejo inadequado, podem ameaçar as populações das espécies nativas. Isso é comum em pesqueiros do tipo “pesque e pague”, que podem transbordar, deixando escapar os peixes para a bacia hidrográfica vizinha.
Texto adaptado de: http://www.unesp.br/aci/jornal/201/piscicultura.php Acesso em: julho 2015.
Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.