Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes.
Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.
II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.
III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.
IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.
V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.
Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.1 Metáfora e Comparação
Leia o poema abaixo e, em seguida, responda à questão.
Cantada
Ferreira Gullar
Você é mais bonita que uma bola prateada
de papel de cigarro
Você é mais bonita que uma poça d’água
límpida
num lugar escondido
Você é mais bonita que uma zebra
que um filhote de onça
que um Boeing 707 em pleno ar
Você é mais bonita que um jardim florido
em frente ao mar em Ipanema
Você é mais bonita que uma refinaria da Petrobrás
de noite
mais bonita que Ursula Andress
que o Palácio da Alvorada
mais bonita que a alvorada
que o mar azul-safira
da República Dominicana
Olha,
você é tão bonita quanto o Rio de Janeiro
em maio
e quase tão bonita
quanto a Revolução Cubana.
Disponível em: <http://almaquemanifesta.tumblr.com/>.
A figura de linguagem da comparação, predominante no poema, é sempre feita em relação a elementos positivos porque:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão refere-se ao enunciado a seguir, a respeito do conceito de ambiguidade, e da propaganda divulgada num outdoor pela Assistência Funeral SINAF. Leia-os e observe-os com atenção. Ambiguidade é a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos. Ela, às vezes, é provocada pela má organização das palavras na frase. Ex.: - “Onde está a cachorra da sua mãe?” (Que cachorra? A mãe ou a cadela criada pela mãe?). - “O cadáver foi encontrado perto do banco.” (Uma casa bancária ou um banco de jardim?). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vício_de_linguagem - 16/10/2009 - adaptado. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Fonte: http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ8_08.htm - 16/10/2009.
A frase básica da propaganda – Como arrumar uma coroa – perderia as ambiguidades (vários sentidos) do discurso engraçado identificados no outdoor e manteria apenas o significado de coroa como ornamento utilizado no velório, após o falecimento, oferecido pela Assistência Funeral, se
- Geografia - Fundamental | 04. Meios de Transporte e de Comunicação
Leia o texto e observe a imagem a seguir para responder à questão.
(A) Explique por que devemos ficar atentos às propagandas que anunciam produtos nos meios de comunicação.
(B) Como são chamadas as pessoas que compram produtos mesmo sem estar precisando deles?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Arte - Fundamental | 01.1. Diversidade cultural brasileira
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos de que maneira o consumidor deve ficar atento às armadilhas dos supermercados na hora de comprar?
1.2. Confira as respostas dos alunos com o texto a seguir,
Preços diferentes dos informados, validade vencida e redução do produto sem tirar no preço são alguns dos problemas mais recorrentes que os clientes encontram nas compras. A simples ida ao supermercado, padaria ou farmácia requer atenção redobrada do consumidor para evitar cair em armadilhas. O olhar atento evita problemas para o bolso e mesmo para o estômago. A lista de surpresas inclui desde preços diferentes em relação aos informados nas gôndolas até produtos com prazos de validade vencidos.
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para a turma o texto sobre uma advogada.
2.2. Pergunte aos alunos:
a) A atitude da advogada estava errada ou correta? Por quê?
b) A atitude do senhor estava errada ou correta? Por quê?
c) Como vocês agiriam se lhes acontecesse uma situação parecida com essa? Por quê?
A advogada se recorda que teve problema com um supermercado no pagamento de uma mercadoria. No caixa, o preço não condizia com o informado na prateleira. Enquanto era feita a conferência, um senhor na fila disse a ela: “Se o problema é dinheiro, eu pago para você”. “Ele chegou a tirar a carteira para pagar a diferença”, lembra Gabriela. Para ela, o problema não eram só os R$ 2, mas o erro de informação do supermercado.
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com a turma a imagem. Pergunte aos alunos se eles acham que trocar é mais divertido que comprar.
3.2. Reflita com eles a importância da troca e suas vantagens.
3.3. Proponha aos alunos a realização de uma feira de troca de brinquedos. Combine com as outras turmas e realize a feira. Organize com a turma: convite, data, horário, local...
Disponível em: <http://observatorio3setor.org.br/wp-content/uploads/2015/10/feiras-de-troca-de-brinquedos.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.