Explicaê

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Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo

1.1. Professor, pergunte aos alunos de que maneira o consumidor deve ficar atento às armadilhas dos supermercados na hora de comprar?

1.2. Confira as respostas dos alunos com o texto a seguir,

 

Preços diferentes dos informados, validade vencida e redução do produto sem tirar no preço são alguns dos problemas mais recorrentes que os clientes encontram nas compras. A simples ida ao supermercado, padaria ou farmácia requer atenção redobrada do consumidor para evitar cair em armadilhas. O olhar atento evita problemas para o bolso e mesmo para o estômago. A lista de surpresas inclui desde preços diferentes em relação aos informados nas gôndolas até produtos com prazos de validade vencidos.

 

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]  

  2. Segundo passo  

2.1. Professor, leia para a turma o texto sobre uma advogada.  

2.2. Pergunte aos alunos:  

a) A atitude da advogada estava errada ou correta? Por quê?  

b) A atitude do senhor estava errada ou correta? Por quê?  

c) Como vocês agiriam se lhes acontecesse uma situação parecida com essa? Por quê?  

   

A advogada se recorda que teve problema com um supermercado no pagamento de uma mercadoria. No caixa, o preço não condizia com o informado na prateleira. Enquanto era feita a conferência, um senhor na fila disse a ela: “Se o problema é dinheiro, eu pago para você”. “Ele chegou a tirar a carteira para pagar a diferença”, lembra Gabriela. Para ela, o problema não eram só os R$ 2, mas o erro de informação do supermercado.

 

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]  

  3. Terceiro passo  

3.1. Professor, reflita com a turma a imagem. Pergunte aos alunos se eles acham que trocar é mais divertido que comprar.   

3.2. Reflita com eles a importância da troca e suas vantagens.  

3.3. Proponha aos alunos a realização de uma feira de troca de brinquedos. Combine com as outras turmas e realize a feira. Organize com a turma: convite, data, horário, local...  

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Disponível em: <http://observatorio3setor.org.br/wp-content/uploads/2015/10/feiras-de-troca-de-brinquedos.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.