Explicaê

01

Imagem

[1]   No final da década de 50 do século passado, Rio 40


Graus, de Nélson Pereira dos Santos, e O Grande Momento, de


Roberto Santos, indicavam o caminho por onde seguiria o novo


[4]cinema brasileiro. “Câmara na mão, trata-se de construir” —


eram as palavras de ordem. Mas não só o cineasta construía:


críticos cinematográficos, estudantes, empresários e público


[7] ajudaram a criar o Cinema Novo dos anos 60. Glauber Rocha,


então feroz polemista da imprensa baiana, proclamava: “É da


independência cultural que nasce o filme brasileiro”. O Cinema


[10] Novo desenvolvia-se em torno de uma estética acentuadamente


politizada, cujos carros-chefes eram o anti-imperialismo, o


anticapitalismo, a denúncia do subdesenvolvimento e a defesa da


[13] justiça social e do nacionalismo.


Nosso século. São Paulo: Abril Cultural, 1980, v.5, p. 50 (com adaptações).


 


Tendo como referência o texto e a figura apresentada, que ilustra uma cena do filme Rio 40 Graus, de Nélson Pereira dos Santos, julgue o item que se segue.


No século XX, a passagem dos anos 50 aos 60 foi de acentuada efervescência política e de radicalização ideológica, notadamente nas áreas definidas como Terceiro Mundo, tendo-se destacado as independências afro-asiáticas e o impacto causado pela Revolução Cubana.

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.