Havia uma galinha que tinha o hábito de ir, todos os dias, às margens de um riacho, debicar o que encontrava. Um belo dia, passou por ali um crocodilo, que, vendo a galinha, pensou: “Hum, que belo pitarela para o jantar”, e ameaçou comê-la ali mesmo! Só que ela começou a gritar: “Não, meu irmão, não me comas!”, e o crocodilo, amedrontado pelas palavras da galinha, que o chamava de irmão, fugiu intrigado... Mas ficou pensando por que camano lhe tinha chamado de irmão...
Então decidiu visitar Nzambi e perguntar-lhe que mambo e descaramento era aquele! Ainda não tinha ido longe quando encontrou o seu grande amigo Mbambi, o lagarto.
“Ehh, Mbambi, olha só! Então não tem uma galinha que vem comer às margens de um riacho onde eu geralmente tenho fome e que, cada vez que eu a quero devorar, me grita ‘ai maninho, não me coma.’ “E você come irmão, come?, ehh?” “Estou bwé confuso e vou agora mesmo ter com o Nzambi, para esclarecer este problema. Olha, tou a dar, um gajo se vê.”
“Então não sabe, meu caro amigo crocodilo, falou Mbambi, que os patos que nadam no lago põem ovos, as tartarugas também põem ovos e até eu próprio também ponho ovos? É, mano, essa sua galinha também põe ovos como você mesmo faz. E como ela é bwé esperta, nesse sentido vocês são mesmo irmãos, não é caro amigo?”
Conto tradicional angolano. Internet:<www.mazungue.com> (com adaptações).
Considerando o conto acima e os aspectos por ele suscitados, julgue o item.
Mbambi e o crocodilo podem ser considerados irmãos, pois, embora de gêneros diferentes, ambos pertencem à família Crocodyla.