Escreva o que podemos encontrar nos museus.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Texto base: Leia o texto a seguir e depois faça o que se pede. Disponível em: <http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf>. Acesso em: 08 nov. 2015.
Enunciado:
- a) Quais elementos permitem caracterizar o texto como gênero “carta enigmática”?
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- b) Depois de decifrar a carta enigmática, escreva o conteúdo dela. Observe a pontuação e as marcas formais do gênero.
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- História | 6.12 Nazifascismo
O cartaz expõe um dos lemas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito em que as forças republicanas, apoiadas por brigadas voluntarias internacionais, foram derrotadas, porém,
- Geografia | 2. Cartografia
A vida na Terra desenvolve-se em uma faixa estreita de temperatura, aproximadamente de -50 ºC a 50 ºC, que é consistente com a distância média da Terra ao Sol. Esse intervalo de temperatura reflete um equilíbrio entre a quantidade de radiação absorvida e a quantidade de radiação térmica emitida. A água é outro fator moderador das temperaturas no planeta. A esse respeito, julgue o item.
Considerando a figura a seguir, que ilustra a Terra em uma órbita elíptica com excentricidade igual a 0,017, e que a intensidade da radiação solar decresce com o quadrado da distância desse planeta ao Sol, é correto afirmar que a Terra recebe 10% mais radiação solar quando está no ponto mais próximo do Sol (periélio) do que quando está no ponto mais afastado (afélio).
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(MACKENZIE) A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem.
Na França (...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918.
Gerard Vincent. Uma história do segredo
Biblioteca Nacional de Portugal, disponível em: http://purl.pt/609/1/
Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa.
Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os produtores de Nova Europa (SP) estão insatisfeitos com a proibição da queima e do corte manual de cana, que começou no sábado (01/03/2014) em todo o estado de São Paulo. Para eles, a produção se torna inviável, já que uma máquina chega a custar R$ 800 mil e o preço do corte dobraria. Além disso, a mecanização cortou milhares de postos de trabalho.
Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuárias e Agroindustrial (SBERA). . Disponível em: http://sbera.org.br. Acesso em: 25 mar. 2014.
A proibição imposta aos produtores de cana tem como objetivo