Foi realizada em uma escola uma pesquisa que gerou as seguintes informações:
- 30 alunos leem os livros A, B e C;
- 60 alunos leem os livros A e C;
- 40 alunos leem os livros B e C;
- 40 alunos leem os livros A e B;
- 150 alunos leem o livro A;
- 60 alunos leem somente o livro B;
- 90 alunos leem o livro C; e
- 120 alunos não leem livro nenhum.
De posse dessas informações, o número total de alunos que responderam a pesquisa é igual a;
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Textos para a questão Texto 1 Mais de um terço dos domicílios brasileiros não tem acesso à internet Mais de um terço (39%) dos domicílios brasileiros ainda não tem nenhuma forma de acesso à internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada [...] pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), são cerca de 27 milhões de residências desconectadas, enquanto outras 42,1 milhões acessam a rede via banda larga ou dispositivos móveis. [...] Ao longo dos últimos quatro anos, o acesso à internet vem se expandindo especialmente através das redes móveis. No levantamento com dados de 2014, 43% dos domicílios não tinham nem computador, nem acesso à internet. Outros 43% tinham ambas tecnologias. Na pesquisa atual, com informações colhidas em 2017, o índice de residências sem computadores ou conexão caiu para 34%, enquanto o percentual das que têm ambos variou para 41%. [...] O preço das conexões de banda larga é um dos fatores que leva parte dos usuários a acessarem a internet somente a partir das redes móveis. A experiência, no entanto, é limitada, como destacou o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), Alexandre Barbosa. “Quando nós estamos falando de criação de conteúdo, seja um texto, uma planilha ou outros conteúdos mais sofisticados, neste particular o dispositivo móvel tem muitas dificuldades. Esse crescimento exclusivo acontece em classes sociais menos favorecidas, isso cria a longo prazo uma dificuldade de habilidades digitais que são fundamentais”, analisou durante a apresentação dos dados. [...] MELO, Daniel. Mais de um terço dos domicílios brasileiros não tem acesso à internet.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/mais-de-um-terco-
dos-domicilios-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 26 jun. 2019. Texto 2 A inclusão digital no Brasil ainda é um desafio [...] Um total de 102,1 milhões de brasileiros possuem acesso à Internet no Brasil, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada [...] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número pode até parecer expressivo, mas corresponde a cerca de 49% da população brasileira. Isso significa que 51% dos mais de 200 milhões de brasileiros ainda não estão incluídos no mundo digital, o que ajuda a explicar a performance ruim do Brasil em uma outra pesquisa: o Brasil está em 72º no ranking global de taxa de acesso às tecnologias da informação, segundo o índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular. [...] A grande dificuldade é compreender que a inclusão digital não é somente aumentar as vendas de computadores ou ensinar as pessoas a acessarem as redes sociais. Claro que isso também faz parte, entretanto a inclusão digital está ligada à adoção de uma nova cultura na utilização dos computadores e da internet. A desigualdade na distribuição de renda é, sem dúvidas, um fator decisivo para o Brasil quando comparado com os outros países do mundo. [...] É preciso incentivar a inclusão digital como oportunidade de crescimento do conhecimento, de criação e exposição de ideias inovadoras, além do incentivo à sustentabilidade, comunicação eficiente entre as pessoas, entre tantas outras possibilidades que até hoje são muito mal exploradas. Os brasileiros precisam entender que o computador e a internet são ferramentas capazes de melhorar a qualidade de vida de todos nós, expandindo a visão de mundo e conectando diversas culturas. DINIZ, Janguiê. A inclusão digital no Brasil ainda é um desafio.
Disponível em: http://www.oestadoce.com.br/opiniao/inclusao-digital-no-brasil-ainda-e-um-desafio.
Acesso em: 26 jun. 2019.
Enunciado:
Ao comparar os textos dissertativos 1 e 2, conclui-se que
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A gravura mostra a situação atual do Universo. O Universo como conhecemos hoje é fruto de uma evolução supondo, portanto, que teve uma origem. Existem várias teorias que explicam como ocorreu tal origem, porém a mais aceita é a do Big Bang.
Qual é a alternativa que melhor explica a teoria do Big Bang?
- Geografia - Fundamental | 03.1. As comunidades tradicionais brasileiras
Leia o texto a seguir.
Saiba mais sobre o Jogo da onça
Uma das descobertas mais legais da pesquisa de Maurício de Araújo Lima foi a de que alguns dos povos indígenas visitados conheciam o jogo da onça, um jogo de estratégia que já era conhecido na América do Sul antes da chegada dos europeus. Este jogo é jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia. No lugar de peças, os índios utilizam pedras. Uma pedra representa a onça e outras 14, bem parecidas, representam os cachorros.
Ele é jogado por dois jogadores. Um deles atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
E você sabia que os incas, um povo indígena do Peru, tinha um jogo muito parecido com este? Ele se chama o Jogo do Puma.
Na versão deles o tabuleiro também era traçado no chão, mas as peças simbolizavam ovelhas contra um puma.
Lá do outro lado do mundo também existem jogos parecidos: na Índia, esta brincadeira é feita considerando leopardos e vacas.
Disponível em:<http://criancas.uol.com.br>. Acesso em: 30 jan. 2010. (Fragmento)
As pessoas de diferentes tempos e lugares criam maneiras de desafiar o pensamento ao mesmo tempo em que se divertem.
Com base na descrição do Jogo da onça, pode-se concluir que há semelhança entre os jogos dos diferentes povos apresentados no texto, porque
- Geografia | 8. Regionalização
A imagem retrata uma paisagem do território brasileiro que abriga a vegetação
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Dois segmentos congruentes possuem medidas em cm, expressas por -3 .(b - 5) e 4b – 2 .(b - 2).
Determine o comprimento desses segmentos.