A gravura mostra a situação atual do Universo. O Universo como conhecemos hoje é fruto de uma evolução supondo, portanto, que teve uma origem. Existem várias teorias que explicam como ocorreu tal origem, porém a mais aceita é a do Big Bang.
Qual é a alternativa que melhor explica a teoria do Big Bang?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Leia as informações e analise as imagens a seguir.
Os cartógrafos encontram grandes desafios para representar o planeta Terra em um plano. Um dos recursos mais utilizados por eles foram as figuras geométricas retratadas, que nortearam as projeções, por apresentarem semelhanças com a esfera.
Com base nas informações, podemos identificar características da projeção
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
"Desde a década de 50, é obrigatória no Brasil a adição de iodo ao sal de cozinha. A medida tem como objetivo o controle das doenças associadas à carência desse mineral, especialmente o bócio, distúrbio responsável pelo mau funcionamento da glândula tireoide... Na glândula tireoide, o iodo é usado na síntese dos hormônios T3 e T4".
CUMINALE, Natália. Nem de mais, nem de menos. Revista Veja, São Paulo, ano 46, ed.2319, n.18, p.94-95, 01 maio2013.
O texto acima se refere à glândula tireoide, que se localiza na região do pescoço. Sobre ela, podemos afirmar corretamente:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
OBSERVE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS A SEGUIR:
AGORA, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Texto base:
Enunciado:
A partir do olhar de Johann Mortiz Rugendas, na obra, Venda em Recife, constata-se que existia
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Cartolina branca
- Colorset preto
- Cola
- Tesoura
- Lápis grafite
- Régua
- Imagens sugeridas no item 02 do desenvolvimento impressas coloridas no tamanho A4, montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
Desenvolvimento:
1 - Na página 23 do Livro de Arte, você e seus alunos conversarão um pouco a respeito de Amilcar de Castro. Observem que não é apenas a pincelada em tinta preta o que define seu trabalho, mas, também, e sobretudo, a relação entre o preto e os espaços em branco. É desta relação do cheio e do vazio que nascerão as esculturas que Amilcar desenvolverá ao longo de sua carreira. Apresente algumas para as crianças:
CASTRO, Amilcar. Escultura no jardim do MAC-USP. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amilcar_de_Castro. Acesso em: set 2013.
CASTRO, Amilcar. Escultura no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amilcar_de_Castro. Acesso em: set 2013.
CASTRO, Amilcar. Escultura em Berlim. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amilcar_de_Castro. Acesso em: set 2013.
2 - Entregue agora para as crianças o papel colorset e a cartolina branca para que façam recortes. Sugira que seja feito um estudo antes. Um desenho simples da forma que gostariam de recortar e colar. Sugira também que sejam feitas uma colagem do preto no branco e do branco no preto a fim de que todos possam conversar sobre os resultados, o que ficou melhor e mais bonito e por quê.
3 - É muito importante reconhecer a importância do processo, da experimentação. Ninguém precisa chegar num bom resultado de primeira! Quanto mais as crianças manipularem materiais e experimentarem possibilidades, melhor! É um exercício estético valioso cada criança escolher seu melhor trabalho, conversar com os colegas sobre o motivo de sua escolha, apresentando as experiências de que não gostou para todos e contar por que descartou as demais possibilidades.
4 - Se possível, anote o que as crianças falarão ao longo do processo. Estas falas podem enriquecer os debates do grupo bem como compor a exposição final dos trabalhos.
5 - Realize uma bela exposição dos resultados e, junto aos trabalhos realizados, coloque as imagens de Amilcar de Castro, informações a respeito do artista e as falas dos alunos.