A imagem retrata uma paisagem do território brasileiro que abriga a vegetação
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase
- História | 3.5 Nova
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Médicos alertam sobre a importância de educar as crianças para terem hábitos alimentares saudáveis. Por exemplo, analisando-se uma bolacha com recheio de chocolate (25 g) e um pé de alface (25 g), observam-se as seguintes quantidades de nutrientes, respectivamente:
• carboidratos: 15 g e 0,5 g;
• proteínas: 1,9 g e 0,5 g.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, qual deve ser o número de pés de alface consumidos para se obter a mesma quantidade de carboidratos de uma bolacha?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
“Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.”
Se esse trecho fosse reescrito como se os fatos narrados se concluíssem num momento anterior ao da narração, ele estaria correto em:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a reportagem de uma revista de História.
A memória e a História da Música Popular Brasileira (MPB) vão sendo mais bem cuidadas no Brasil. A filial carioca do Museu da Imagem e do Som (MIS), por ocasião das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, realizou um trabalho digno de nota: o projeto 500 anos de Música Popular Brasileira, que resultou numa revista e num CD. Tendo como tema central a música – e não os compositores, cantores, ou instrumentistas –, o museu fornece informações valiosas sobre gêneros musicais e o contexto histórico em que foram criados.
REVISTA NOSSA HISTÓRIA, ano 1, n. 2, dez. 2003.
Além dos museus, existem outros importantes locais especializados na preservação da memória de uma sociedade, como