[1] Certamente o dinamismo dos jovens não se exprimia
só em brincadeiras e ações frenéticas; justamente para eles,
que se encontravam na passagem para a idade adulta, o sério
[4] e o divertido costumavam sobrepor-se constantemente. Dessa
seriedade leve e jocosa, por vezes, mais eficaz que qualquer
argumento, as comunidades pré-industriais sabiam tirar
[7] proveito, concedendo aos jovens notável liberdade de ação, ou
melhor, atribuindo-lhes a função de representantes da moral
pública.
Norbert Schindler. Os tutores da desordem: rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: Giovanni Levi; Jean-Claude Schmitt. História dos jovens: da antiguidade à era moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 266 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o próximo item.
Ao longo da Idade Moderna, a educação dos jovens das elites da Europa Ocidental consistia na aquisição de conhecimentos formais por meio de estudos universitários.