(PUC-RIO) Sejam os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {8, 9, 10}.
Escolhendo-se ao acaso um elemento de A e um elemento de B, a probabilidade de que a soma dos dois números escolhidos seja um número ímpar é:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UDESC) O fígado, ao sofrer alguma lesão, apresenta uma regeneração geralmente bem organizada, exibindo um arranjo típico e sua função normalizada. No entanto, quando os hepatócitos são repetidamente agredidos durante um longo período, ocorre a formação de nódulos compostos por uma massa central de hepatócitos em arranjo desordenado, circundada por grande quantidade de tecido conjuntivo denso. Essa desorganização, denominada cirrose, é um processo progressivo e irreversível, levando à falência do órgão e, frequentemente, ao óbito.
A cirrose pode ocorrer como consequência básica de injúrias progressivas e duradouras aos hepatócitos, produzidas por agentes variados como etanol, drogas, agentes químicos, hepatite viral, doença hepática autoimune e alguns parasitas intestinais como o Schistosoma mansoni.
JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2008 p. 335. [adaptado]
Assinale a alternativa que corresponde à organela citoplasmática de um hepatócito responsável pela desintoxicação do etanol e de outras drogas.
- Ciências - Fundamental | 15. Alterações Climáticas e Equilíbrio Ambiental
A superfície da Terra é um tema importante para a compreensão da dinâmica do nosso planeta, que é influenciado por diversos fatores, como a meteorologia e o monitoramento ambiental. A observação dos fenômenos naturais e a coleta de dados são fundamentais para entendermos as mudanças que ocorrem na superfície terrestre e suas consequências para o meio ambiente e a sociedade.
O que é o monitoramento ambiental?
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(ENEM 2014 2ª APLICAÇÃO)
O mulato
Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: "Mulato". E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.
AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento).
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNIFACS)
[...] em 1964 foi finalmente isolado o princípio ativo da maconha, o delta-9-tetra-hidrocanabinol (delta-9 THC).
A descoberta de que o cérebro humano possui, em seus neurônios, sítios específicos, chamados receptores, próprios para interagir com o delta-9THC ajudou a colocar a maconha, Cannabis, em outra dimensão, como algo sério e não diabólico. Esses receptores estão localizados em várias partes do cérebro e têm como função receber o princípio ativo da planta, permitindo que tenha efeitos sobre o sistema nervoso.
(CARLINI, 2004, p.59-60).
A partir da análise do texto, é correto afirmar:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Observe la página de la historieta de Mónica y su pandilla y contesta a las cuestiones.