(UEG) Ao triplicarmos o raio e tomarmos a terça parte de uma esfera, ela possuirá, em relação à esfera original, um volume:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
Ebony and ivory
Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don’t we?
We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev’ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive together alive
McCARTNEY, P. Disponível em: www.paulmccartney.com.Acesso em: 30 maio 2016.
Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende:
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Leia o texto.
Número PI
O PI é um número que mobilizou e ainda mobiliza muitos matemáticos. A principal curiosidade, no caso do PI, é a obtenção de um valor sempre igual e constante, adicionando-se também um mistério: o de não podermos conhecer a última casa. Por esse motivo, o PI passou a ser representado pela letra π (do alfabeto grego). Foi uma estratégia para simplificar o registro.
[...]
Na Babilônia, o valor do π era considerado igual a três e hoje podemos escrevê-lo com muitas casas depois da vírgula, com as reticências informando que ele não terminou – e não terminará:
3,14159265358979323846...
Número PI. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/matematica/numero-pi.jhtm>. Acesso em: 27 jan. 2017. Adaptado.
O número π é considerado:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
Os escravos romanos diferenciavam-se dos gregos porque
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Sem flecha, na rima
O grupo de rap Brô MCs, criado no final de 2009, é formado pelos pares de irmãos (daí o "bro", de brother) Bruno/Clemerson e Kelvin/Charles, jovens que cresceram ouvindo hip hop nas rádios da aldeia Jaguapiru Bororo, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
— Desde o começo a gente não queria impor uma cultura estranha que invadisse a cultura indígena —afirma o produtor, chamando a atenção para o grande destaque do Brô MCs: as letras em língua indígena. Expressar-se em língua originária e fazer com que os jovens indígenas percebam a vitalidade do idioma nativo é uma das motivações do grupo.
A dificuldade maior vem dos críticos, que não aceitam o fato de que a cultura indígena é dinâmica e sempre incorpora novidades.
— "Mas índio cantando rap?", tem gente que questiona. O rap é de quem canta, é de quem gosta, não é só dos americanos — avalia Dani [o vocal feminino].
BONFIM, E. Revista Língua Portuguesa, n. 81, jul. 2012 (adaptado).
Considerando-se as opiniões apresentadas no texto, a indagação "Mas índio cantando rap?" traduz um ponto de vista que evidencia:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
Enunciado:
Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/