Explicaê

01


Imagem

      O galo-da-serra-andino e o galo-da-serra-do-pará são pássaros encontrados somente em áreas montanhosas do norte da América do Sul. As fêmeas do galo-da-serra constroem os ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas ou em profundos desfiladeiros e criam os filhotes sem ajuda dos machos. Os machos adultos ocupam parte de seu tempo com a defesa do território e a corte às fêmeas, emitindo sons em alto volume e exibindo sua plumagem colorida. Desse modo, as fêmeas selecionam os machos com quem vão acasalar-se. Ao atrair as fêmeas, os machos também atraem, entre outros animais, gaviões e jiboias, que os atacam.

      O galo-da-serra alimenta-se principalmente de frutos e engole as sementes sem que a maioria delas seja danificada ao passar pelo sistema digestório. Talvez por isso, a vegetação da floresta em torno dos poleiros ou debaixo de ninhos dos galos-da-serra seja um mosaico de espécies vegetais típicas de comunidades diferentes.

Internet: (com adaptações).

 

Tendo como referência o texto acima, julgue o item

O predador do galo-da-serra que não pertence à classe deste é um animal que suporta sensíveis variações de temperatura e precisa, por isso, alimentar-se com frequência.

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.