Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015.
A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de:
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(UNESP) Considere a tabela, que apresenta indicadores ácido-base e seus respectivos intervalos de pH de viragem de cor.
Para distinguir uma solução aquosa 0,0001 mol/L de HNO3 (ácido forte) de outra solução aquosa do mesmo ácido 0,1mol/L usando somente um desses indicadores, deve-se escolher o indicador
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O maior número do texto foi usado para indicar
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 º.Converse com os alunos antes de realizar a atividade. A música é uma forma de arte imaterial (não possui matéria física) e temporal (acontece no tempo). Quando se ouve uma música, existe uma predisposição do ouvinte na percepção dos sons, procurando e criando sentido e dando uma ideia de unidade a ela. Isto é, a intenção de ouvir aquele grupo de sons como música é fundamental para a percepção. Peça aos alunos para falarem de suas preferências musicais e de como o ritmo é importante e que estamos sempre com a escuta mais aguçada para o tipo de música que mais gostamos ou que estamos mais acostumados a ouvir.
2 º.Questione sobre que tipos de movimentos as pessoas podem fazer e se quando eles ouvem uma música tem vontade de fazer movimentos diferentes. Em seguida, proponha a experimentação de uma brincadeira com música.
3 º.Divida a sala em dois grupos. A metade será a “massinha” e a outra metade “os escultores”. As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do colega montando diferentes poses ao som de uma música.
4 º.Inicie com uma música bem lenta. Uns 2 minutos de música são suficientes para que os escultores movimentem as massinhas. Registre o momento.
5 º.Agora faça mais uma sessão de modelagem com uma música mais agitada. Registre o momento.
6 º.Coloque mais músicas sempre alternando os ritmos. Depois troque os papéis. Quem era massinha será escultor e vice-versa. Registre tudo.
7 º.Ao final da atividade, sente-se em uma roda com os alunos e deixem que falem sobre a experiência que vivenciaram.
- Matemática | 12.4 Outras Funções
No triângulo retângulo ABC ilustrado na figura, a hipotenusa AC mede 12cm e o cateto BC mede 6 cm.
Se M é o ponto médio de BC então a tangente do ângulo é igual a:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que: