1 º.Converse com os alunos antes de realizar a atividade. A música é uma forma de arte imaterial (não possui matéria física) e temporal (acontece no tempo). Quando se ouve uma música, existe uma predisposição do ouvinte na percepção dos sons, procurando e criando sentido e dando uma ideia de unidade a ela. Isto é, a intenção de ouvir aquele grupo de sons como música é fundamental para a percepção. Peça aos alunos para falarem de suas preferências musicais e de como o ritmo é importante e que estamos sempre com a escuta mais aguçada para o tipo de música que mais gostamos ou que estamos mais acostumados a ouvir.
2 º.Questione sobre que tipos de movimentos as pessoas podem fazer e se quando eles ouvem uma música tem vontade de fazer movimentos diferentes. Em seguida, proponha a experimentação de uma brincadeira com música.
3 º.Divida a sala em dois grupos. A metade será a “massinha” e a outra metade “os escultores”. As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do colega montando diferentes poses ao som de uma música.
4 º.Inicie com uma música bem lenta. Uns 2 minutos de música são suficientes para que os escultores movimentem as massinhas. Registre o momento.
5 º.Agora faça mais uma sessão de modelagem com uma música mais agitada. Registre o momento.
6 º.Coloque mais músicas sempre alternando os ritmos. Depois troque os papéis. Quem era massinha será escultor e vice-versa. Registre tudo.
7 º.Ao final da atividade, sente-se em uma roda com os alunos e deixem que falem sobre a experiência que vivenciaram.