(PUC-CAMPINAS)
Ancestralidade
Quando o antigo bogoió foi encontrado na casa de dona Chica, em 2012, as artesãs perceberam que o futuro estava no passado. Ou melhor, que o futuro estava no conhecimento, na ancestralidade, na cultura, na fé e na resistência representada pelo artesanato. O artesanato tem o espírito da resistência e da rebeldia. Não há peças iguais em Várzea Queimada. Elas carregam a personalidade de seus autores. O antigo e o novo se misturam na Toca das Possibilidades.
Aqui, não há limites para a criatividade.
(Instituto A gente transforma: Várzea Queimada. p. 8, 9 e 15)
Sobre o que se tem no texto, afirma-se com correção:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2. Antiga
(PUC-PR) Leia os enunciados abaixo a respeito do pensamento filosófico de Sócrates.
I. O texto Apologia de Sócrates, cujo autor é Platão, apresenta a defesa de Sócrates diante das acusações dos atenienses, especialmente, os sofistas, entre os quais está Meleto.
II. Sócrates dispensa a ironia como método para refutar as acusações e calúnias sofridas no processo de seu julgamento.
III. Entre as acusações que Sócrates recebe está a de “corromper a juventude”.
IV. Sócrates é acusado de ensinar as coisas celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razão mais débil.
V. Sócrates nega que seus acusadores são ambiciosos e resolutos e, em grande número, falam de forma persuasiva e persistente contra ele.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
Um motorista partiu da cidade A em direção à cidade B por meio de uma rodovia retilínea localizada em uma planície. Lá chegando, ele percebeu que a distância percorrida nesse trecho foi de 25 km. Ao consultar um mapa com o auxílio de uma régua, ele verificou que a distância entre essas duas cidades, nesse mapa, era de 5 cm. A escala desse mapa é
- História | 4.2 Baixa Idade Média
As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos, centro da vida social europeia. Inicialmente as feiras exerciam atividades comerciais mais locais, mas com o passar do tempo elas se tornaram amplos espaços de negócios, recebendo e comercializando produtos de diferentes regiões da Europa, África e Ásia.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/feiras-medievais.html(Acesso em 24.02.2022) Adaptado. VOT2022
O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade bancária e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do (a)
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Os alunos de uma escola do Rio de Janeiro decidiram organizar grupos solidários. Cada ano escolar ficou responsável por arrecadar dinheiro e comprar itens específicos para doação. Desse modo, por exemplo, o 4º ano arrecadou um total de R$ 2.712,00 e usou toda essa quantia na compra de cestas básicas.
A tabela abaixo registra o valor total arrecadado por cada ano escolar e a quantidade de itens comprados. Todo o valor arrecadado foi empregado na compra listada a seguir.
Ano Escolar
Valor total arrecadado
Itens comprados
1º ano
40 livros infantis
2º ano
brinquedos
3º ano
30 latas de leite
4º ano
2.712,00
60 cestas básicas
5º ano
80 caixas de maçãs
Como se observa, nem todos os valores da tabela foram revelados. Sobre esses valores, sabe-se que:
˗ O valor unitário de cada livro infantil é representado por um número primo.
˗ Cada cesta básica custou R$ 6,60 a mais que cada caixa de maçã.
˗ 41 latas de leite custam R$ 383,35.
˗ O número de brinquedos é igual à média aritmética entre o número de livros infantis e o número de cestas básicas adquiridos.
˗ O valor total arrecadado pelo 1º ano está entre R$ 900,00 e R$ 1.000,00.
˗ Cada brinquedo custou R$ 12,50.
Qual o valor total arrecadado pelos cinco anos escolares juntos?
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UFJF) Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
"Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido."
Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como: