O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Campanha incentiva escrita correta na internet
GLOSSÁRIO
[...]
Beijos - Bjs
Beleza - Blz
Cadê -Kd
Casa -Ksa
Comigo cmg
Mesmo - Msmo
Novidades - 9dades
Combater o analfabetismo virtual?. Este é o objetivo da campanha “Eu sei escrever”, apoiada pela Press Delete, HostNet e a comunidade tecnológica Fórum PCS, que pretende reduzir a quantidade de erros propositais em suas 65 áreas de discussão, onde já foram publicadas mais de um milhão de mensagens nos três anos de existência do site. A partir do anúncio desta campanha, toda a equipe de redatores e moderadores do Fórum vai orientar os autores de mensagens de conteúdo ininteligível para que escrevam de forma mais clara. Os filtros de palavras proibidas, normalmente configurados apenas para impedir o uso de termos impróprios, passarão a substituir automaticamente as abreviaturas mais comuns pelas palavras correspondentes, transformando aki em aqui, naum em não e assim por diante. As palavras corrigidas são assinaladas em itálico, de modo que os autores percebam que estão escrevendo errado. Como forma de incentivo, os usuários que mais se destacarem pelo português correto terão o direito de usar o selo da campanha Eu sei escrever em seus perfis. Para saber mais, acesse “Eu sei escrever”.
Disponível em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 05 set. 2016.
A grafia correta das palavras é alvo da campanha descrita no texto. Infere-se do texto que
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Para o Mano Caetano
1 O que fazer do ouro de tolo Quando um doce bardo brada a toda brida, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? 4 Geografia de verdades, Guanabaras postiças Saudades banguelas, tropicais preguiças? A boca cheia de dentes 7 De um implacável sorriso Morre a cada instante Que devora a voz do morto, e com isso, 10 Ressuscita vampira, sem o menor aviso [...] E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo Tipo pra rimar com ouro de tolo? 13 Oh, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease me outra vez1 Ou em banto baiano 16 Ou em português de Portugal Se quiser, até mesmo em americano De Natal [...] 1Tease me (caçoe de mim, importune-me).
LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).
Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia com atenção o texto a seguir. Antes da 2 ª Guerra, a vida dos 200 mil imigrantes japoneses no Brasil já não era nada fácil. A maioria vivia sob um regime de trabalho semiescravo, enquanto penava para se acostumar com o clima, a comida e os costumes de uma terra desconhecida. Quando o conflito estourou, em 1939, a situação ficou ainda pior. O Japão estava ao lado da Alemanha nazista, enquanto o Brasil alinhava-se com os EUA e as demais nações aliadas. Três anos mais tarde, em 1942, o caldo engrossou de vez. Submarinos alemães começaram a afundar navios mercantes brasileiros, forçando o presidente Getúlio Vargas a declarar guerra contra o Eixo. Imigrantes provenientes da Alemanha, da Itália e do Japão tiveram seus bens apreendidos. Ficaram proibidos de se mudar, fazer reuniões ou viajar sem autorização do governo. E também não podiam publicar jornais nem ter programas de rádio. Até o direito de falar na língua materna acabou sendo cassado. Foi nesse contexto que um senhor de 67 anos, o ex-coronel do Exército Imperial japonês Junji Kikawa, fundou a Shindo Renmei (ou Liga do Caminho dos Súditos), em agosto de 1942 – um grupo destinado a unificar a colônia em torno do yamatodashi, o espírito japonês. A organização começou distribuindo panfletos que enchiam os patrícios de esperança na vitória e cobravam deles sua parte no esforço de guerra. Muitos imigrantes japoneses pararam de criar bicho-da-seda, por exemplo, para não fornecer a matéria-prima que, mais tarde, viraria paraquedas para as forças militares aliadas. Mas foi quando o Japão se rendeu, em 15 de agosto de 1945, que a Shindo revelou sua face assassina. Junji Kikawa e dezenas de milhares de imigrantes consideravam a derrota do Japão impossível. Em 2600 anos de história, o Exército de seu país jamais tinha perdido uma guerra. Era preciso contra-atacar a “propaganda aliada”. Àquela altura, meados de 1945, a organização tinha cerca de 100 mil sócios em 64 municípios paulistas – mais ou menos metade de toda a colônia japonesa no Brasil. Além de serem muitos, os membros eram generosos. Segundo cálculos da polícia, as doações totalizavam cerca de 700 mil cruzeiros por mês, o equivalente a US$ 500 mil em dinheiro atual. Com esse dinheiro foram comprados mimeógrafos, transmissores de rádio, gráficas e estúdios fotográficos. A Shindo falsificava de revistas a manifestos imperiais, para provar à colônia que o Japão continuava na luta. Um documento falso, com assinatura de Hiroíto e data posterior à rendição oficial, dizia: “Forças de terra e mar prosseguem na guerra”. A Rádio Bastos, uma das dezenas de emissoras piratas da organização, colocava no ar um noticiário surreal, com boletins sobre a rendição de 7,5 milhões de soldados americanos, a nomeação de um novo presidente dos EUA pelo imperador japonês e a conquista da cidade de São Francisco, na Califórnia. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/shindo-renmei-fanaticos-e-assassinos/. Acesso em: 12 dez. 2017. (adaptado)
Enunciado:
De acordo com o texto e com seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a tirinha a respeito da crise de 1929. Disponível em: <http://goo.gl/FFXpJs>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Estabeleça uma relação entre a tirinha e a crise de 1929 nos Estados Unidos.