A figura abaixo apresenta três padrões hipotéticos de curvas de sobrevivência, frequentemente encontrados na natureza.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a essas curvas.
( ) A curva I ilustra uma situação na qual a probabilidade de sobrevivência é aproximadamente igual, durante a maior parte da vida.
( ) A curva II caracteriza organismos com poucos descendentes e muito investimento parental.
( ) A curva III é típica de organismos em que a sobrevivência é baixa entre os jovens.
( ) A curva III caracteriza organismos com muitos descendentes e nenhum cuidado parental.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
[...] Em alguns santuários aconteciam periodicamente grandes competições, que reuniam participantes de todas as cidades. Em Olímpia aconteciam, a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos – em homenagem a Zeus -, que foram os mais importantes de toda a Grécia. [...] Durante o período das competições havia trégua entre as cidades que estivessem em guerra e garantia-se a passagem e a segurança de todos que se dirigiam a Olímpia.
Os Jogos Olímpicos realizavam-se em um período de seis dias. O primeiro dia era dedicado às cerimônias religiosas e ao juramento olímpico, os cinco restantes, aos jogos propriamente ditos. A competição mais importante era o pentatlo, que incluía corrida, salto, luta, arremesso de lança e de disco.
No sexto e último dia os vencedores recebiam seus prêmios. Ganhavam apenas coroas de folhas de louro ou tripés de bronze. Quando retornavam a suas cidades, entretanto, eram alvo de verdadeira glorificação. Nos Jogos Olímpicos, os atletas competiam individualmente; não havia participação de equipes. As mulheres não podiam participar nem mesmo assistir aos jogos. Além das competições esportivas, durante os jogos eram realizados concursos de declamação, de oratória, apresentação de peças teatrais e concursos musicais, [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 73.(Fragmento)
a) De acordo com o texto, quais eram os principais impactos que os Jogos Olímpicos traziam para a vida dos gregos na antiguidade?
b) Cite três elementos presentes no texto que demonstram diferenças dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, para as Olimpíadas que acontecem hoje em dia.
c) Em sua opinião, o impacto que os Jogos Olímpicos tiveram sobre a vida dos gregos é parecido com o impacto que eles têm sobre a nossa sociedade atual? Justifique.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(ACAFE) Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água – “Tenha um pingo de consciência” deveria ter sido manchete em todos os meios de comunicação para marcar a importância desse elemento natural.
Abaixo uma figura retirada da internet.
Sobre a água e correto afirmar, exceto:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Unit) A publicação do artigo de Mendel, em 1866, representou uma nova oportunidade para que seu trabalho fosse reconhecido, já que as notícias de sua palestra não haviam ultrapassado os limites da cidade. [...] Uma separata foi encontrada no escritório de Charles Darwin, de modo que Mendel também deve ter enviado um exemplar ao pai da teoria da evolução. Na verdade, o próprio Darwin havia observado [em seus experimentos] a proporção de 3 para 1 discutida por Mendel, embora não tivesse a menor ideia do seu significado. Em 1868, apenas um ano depois de receber a separata do artigo de Mendel, Darwin publicou um artigo em que mencionava a “prepotência” de uma característica hereditária. (HENIG, 2001. p. 130-131).
A “proporção de 3 para 1” e a “prepotência” mencionados no texto acima são termos que podem ser associados aos experimentos realizados por Mendel como referência, respectivamente, à
- Biologia
(UFJF) Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). "O resultado era esperado", afirma Brown. "Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava".
Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividade-agricola. Acesso em 04/10/2016.
Leia as afirmativas a seguir:
I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado.
II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo.
III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações.
IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas.
V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural.
Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Peças metálicas enferrujadas podem ser limpas por um processo conhecido como decapagem, no qual essas peças são imersas em um recipiente contendo ácido clorídrico. O ácido reage com a ferrugem, formando cloreto férrico e água, conforme a equação a seguir. Em um teste de laboratório, uma peça de ferro oxidada foi submetida a uma decapagem, resultando na produção de 0,65 g de cloreto férrico, de massa molar 166 g/mol.
Fe2O3 + 6 HCl → 2 FeCl3 + 3 H2O
A quantidade de matéria de óxido férrico presente na peça oxidada é próxima de