Com base nas informações do texto, faça o que se pede.
a) Enumere as diferenças entre o sistema de parceria utilizado pelos cafeicultores paulistas e o sistema implantado pelo fazendeiro Montenegro.
b) O sistema de parceria idealizado pelo Vergueiro fracassou. Novas propagandas foram realizadas na Europa a fim de atrair trabalhadores imigrantes. Elabore um cartaz de propaganda incentivando a vinda de europeus para o Brasil.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Observe atentamente o segundo quadrinho. Ele evidencia que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
As impressoras jato de tinta contém um sistema que inclui um cabeçote de impressão, e nele existem centenas de furinhos que aplicam gotículas de tinta no papel. O esquema simplificado de uma impressora jato de tinta que mostra o caminho percorrido por uma gota de tinta eletrizada positivamente, numa região onde há um campo elétrico uniforme. A gota é desviada e atinge o papel numa posição P.
Para que a gota seja desviada é necessário a aplicação, na região de deflexão, de um campo elétrico cujo vetor é mais bem representado por:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
A Dona Baratinha foi ao encontro do seu amigo e... O que poderá ter acontecido depois?
Escreva um final para essa história.
- Geografia - Fundamental | 03. A divisão política e regional do brasil
Lúcia adora viajar. Nas férias ela visitou quatro capitais brasileiras. Veja no mapa do Brasil abaixo a sequência das cidades visitadas.
Viagem 1 – Belo Horizonte (MG) → Maceió (AL)
Viagem 2 – Maceió (AL) → Palmas (TO)
Viagem 3 – Palmas (TO) → Belém (PA)
Viagem 4 – Belém (PA) → Cuiabá (MT)
Utilizando a Rosa dos Ventos indique as direções de cada viagem, respectivamente, de 1 até 4.