Texto base:
O Tangran é um “quebra-cabeça” de origem chinesa, composto por sete peças, que, juntas, podem formar um quadrado conforme a figura a seguir:
Os polígonos P1, P2, P3, P5 e P7 são triângulos retângulos isósceles. P4 é um quadrado e P6 é um paralelogramo.
Enunciado:
Valendo-se de algumas dessas propriedades, marque a
alternativa CORRETA, a seguir.
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNB) Os itens adiante se referem a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os como Verdadeiro e Falso.
( ) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.
( ) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.
( ) A ocorrência de enormes quantidades de água no Planeta Terra foi, sem dúvidas, uma condição importante para o surgimento e a manutenção da vida.
( ) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO)
Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.
O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem dado trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: "Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?"
LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.O viajante francês Jean de Léry (1534 - 1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
Disponível: https://falaremartes.wordpress.com/6o-ano-forma/
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/forma.html
- Peça aos alunos para desenhar uma forma geométrica, de livre escolha, variando seu
tamanho e posição.
- Lembrete: fazer o desenho no verso do E.V.A.
- Depois de todas as formas desenhadas, recortá-las.
- Começar a fazer a composição no papel cartão. Explique para os alunos que as técnicas de
sobreposição e variação de tamanho das formas são essenciais neste tipo de trabalho.
- Instrua os alunos para primeiro montar as formas no papel e só depois de definidos os
lugares, colar.
- Incentive os alunos a usar várias cores de E.V.A e também usar o E.V.A brilhante, nesta
Colagem.
- Vai ser uma atividade super interessante.
-Exponha os trabalhos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/a-arte-de-recortar-e-colar-oficina/
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Bahiana) Karl Landsteiner, médico austríaco, e seus colaboradores descobriram os tipos sanguíneos A, B, AB e O, bem como o sistema Rh. Essa descoberta teve grande importância médica, entre as quais a realização de transfusões de sangue entre pessoas cujos tipos sanguíneos são compatíveis.
Considerando-se os conhecimentos sobre a genética de tipos sanguíneos na espécie humana e doenças associadas ao sangue, é correto afirmar: