Para organizar e gerir uma Unidade de Conservação (UC), um biólogo necessita de uma série de conhecimentos, que abrangem questões biológicas específicas, tais como ecologia de populações e comunidades, ecologia de ecossistemas e ecologia de paisagens, bem como questões de cunho social, como cultura, modo de vida e forma de sustento da população humana que reside no entorno da UC. Entre as questões relacionadas ao conhecimento biológico, assinale, entre as opções abaixo, a que está INCORRETA:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UERJ) Novas tecnologias de embalagens visam a aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzindo sua deterioração e mantendo a qualidade do produto comercializado. Essas embalagens podem ser classificadas em Embalagens de Atmosfera Modificada Tradicionais (MAP) e Embalagens de Atmosfera Modificada em Equilíbrio (EMAP). As MAP são embalagens fechadas que podem utilizar em seu interior tanto gases como He, Ne, Ar e Kr, quanto composições de CO2 e O2 em proporções adequadas. As EMAP também podem utilizar uma atmosfera modificada formada por CO2 e O2 e apresentam microperfurações na sua superfície, conforme ilustrado abaixo.
Dentre os gases citados no texto, aquele que corresponde a uma substância composta é simbolizado por:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. Em 1808, a Família Real portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Esse episódio foi extremamente importante para a Independência do Brasil, pois a presença dos membros da Família Real, comandada por D. João VI, mudou o cenário social e cultural do Rio de Janeiro, além de permitir a abertura econômica da colônia. [...] Essas mudanças foram criando uma necessidade e um sentimento de separação da metrópole portuguesa pois os membros da classe que dominava a colônia perceberam que poderiam se enriquecer ainda mais sem o controle que Portugal exercia sobre o Brasil. [...] Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/independencia-do-brasil-1.htm>. Acesso em: 04 dez. 2015
a) Quais foram as principais melhorias ocorridas no Rio de Janeiro com a instalação da família
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Locke defendia a aceitação da diversidade de opiniões opostas em uma mesma sociedade. Nesse sentido, a tolerância religiosa seria como um acordo estabelecido por uma lei secular, a lei de tolerância, com o intuito de manter a paz, a caridade e a gentileza fraterna na diversidade de opiniões existentes em matéria de religião. O mantenedor desse estado de tolerância seria a autoridade política. Ao Estado caberia cuidar para que as opiniões diferentes em matéria de religião fossem respeitadas.
COSTA, A. Religião e Tolerância segundo John Locke. Revista Filosofia. São Paulo: Editora Mythos. 2015.
Nesse texto, percebe-se que John Locke defendia a(o)
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Hunger Games Review: Family Film Guide
Parents Concerns: There is definitely violence in this film. The central Hunger Games may not be as bloody and brutal as author Suzanne Collins describes in the novel, but there`s a visceral reaction to seeing the kid-on-kid violence rather than conjuring it in your own imagination. The tributes kill each other in a host of ways, from spear, knife and arrow wounds to hand-to-hand battles that leave teens with their heads smashed in or necks snapped. The editing is quick and the shots never linger on anything overly graphic, but there is blood and twenty-two adolescents, aged 12-18, die in the annual blood sport pageant. Immature tweens, even if they've read the books, may not be ready to handle to the film just yet. A good rule of thumb: if they're not old enough to be reaped into the Hunger Games, they're probably not mature enough to see it.
ANGULO-CHEN, S. Disponível em: http://news.moviefone.com. Acesso em: 28 jun. 2012.
Produções literárias e cinematográficas estão, muitas vezes, articuladas. No caso do filme Hunger Games, a autora da resenha chama a atenção para a questão da violência, que é mais
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Uema) A etimologia do termo trabalho deriva do vocábulo tripallium, que significa “instrumento de tortura”. O trabalho foi associado à ideia de castigo, tortura, atividade penosa. Ao longo do tempo, houve várias interpretações do sentido de trabalho. No feudalismo, o trabalhador tinha uma visão total do produto. Com a consolidação da sociedade industrial, o modelo fordista e o taylorista fragmentaram o processo de produção, conforme imagem abaixo.
Nesse sentido, as características do fordismo e do taylorismo, no início do século XX, em novo ordenamento social do trabalho, são, respectivamente,