Soweto viu a Copa do Mundo. Em um Mundial questionado por seu impacto social apenas limitado e por excluir grande parte da população africana dos benefícios, os 4 milhões de moradores da cidade nas proximidades de Johannesburgo só souberam um dia antes que a seleção brasileira faria seu único treino aberto em Soweto.
(O Estado de S.Paulo, 04.06.2010. Adaptado.)
Considere as afirmações seguintes.
I. Soweto está localizado na região metropolitana de Johanesburgo e foi a maior township da África do Sul.
II. As townships nasceram durante o período do apartheid, devido à separação espacial entre negros e brancos.
III. Dentre os Prêmios Nobel da Paz, estão Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu, que viveram em Soweto.
IV. Berço da luta contra o apartheid, durante o regime racista, Soweto conseguiu resolver seus problemas sociais, integrando- se totalmente ao restante da capital.
Estão corretas apenas as afirmações:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto.
O quarto planeta era o do homem de negócios. Estava tão ocupado que não levantou sequer a cabeça à chegada do príncipe.
— Bom dia, disse-lhe este. O seu cigarro está apagado.
— Três e dois são cinco. Cinco e sete, doze. Doze e três, quinze. Bom dia. Quinze e sete, vinte e dois. Vinte e dois e seis, vinte e oito. Não há tempo para acender de novo. Vinte e seis e cinco, trinta e um. Uf! São pois quinhentos e um milhões, seiscentos e vinte e dois mil, setecentos e trinta e um.
— Quinhentos milhões de quê?
— Hem? Ainda estás aqui? Quinhentos e um milhões de... eu não sei mais... Tenho tanto trabalho. Sou um sujeito sério, não me preocupo com ninharias! Dois e cinco, sete...
— Quinhentos milhões de quê? repetiu o principezinho, que nunca na sua vida renunciara a uma pergunta, uma vez que a tivesse feito.
O homem de negócios levantou a cabeça:
— Há cinquenta e quatro anos que habito este planeta e só fui incomodado três vezes.
A primeira vez foi há vinte e dois anos, por um besouro caído não sei de onde. Fazia um barulho terrível, e cometi quatro erros na soma. A segunda foi há onze anos, por uma crise de reumatismo. Falta de exercício. Não tenho tempo para passeio. Sou um sujeito sério. A terceira... é esta! Eu dizia, portanto, quinhentos e um milhões...
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Disponível em: www.buscadaexcelencia.com.br/wp-content/uploads/2010/08/
O_Pequeno_Pr%C3%ADncipe_Ilustrado.pdf. Acesso em: 30 out. 2018.
Um elemento que torna o texto pouco realista é:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL - Massa de papel machê - Recipiente para água - Jornal ou plástico - Avental - Palitinhos de picolé - Cordão para bijouteria PROCEDIMENTOS - O professor poderá trabalhar com a massa de papel machê comprada pronta ou podera fazer a massa. ( anexo receita abaixo). - Forrar a mesa das crianças com jornal ou plástico. - Colocar o avental nas crianças. - O professor deverá distribuir um pedaço de papel machê para cada criança. - Deixar as crianças manusearem a massa ,apertando, fazendo bolinhas, rolinhos, etc. - Depois que as crianças já tiverem tido contato com a massa de papel machê , pedir para que cada criança pegue um pedaço de massa , aperte entre as mãos formando uma plaquinha e depois corte com o palitinho formas redondas, quadradas, oval, sem forma, etc. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ - Falar com as crianças que este trabalho vai ser um pingente de colar para elas presentearem uma pessoa querida . Assim elas vão ter uma noção do tamanho que deverão cortar a plaquinha. - Depois de cortadas as plaquinhas, pedir para cada criança molhar o dedinho na água e ir alisando a massa. Não precisa colocar muita água. - Feito isso, o professor vai instruir cada criança a carimbar o dedão na massa, imprimindo assim sua impressão digital na massa de papel machê. Neste momento o professor deverá auxiliar cada aluno. - Fazer um furinho em cima para passar a cordinha do colar. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ -Esperar secar. OBS: Não esquecer de colocar o nome de cada criança atrás do pingente. - Depois de seco o professor deverá cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de cordão e pedir as crianças para enfiarem este cordão no furinho do pingente, transformando este pingente em um colar.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ Receita com liquidificador
- Liquidificador com água até a metade do copo
- Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos)
- Cola branca
- Coador
- Água sanitária
- Luvas de borracha
- Máscara
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar. Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos , até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada. O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara. Receita sem liquidificador Ingredientes
- 2 rolos de papel higiênico
- Água quente
- Bacia ou balde
- Peneira (opcional)
- 1/2kg de cola branca
- 1 tampinha de Lysoform
Pique todo o papel higiênico, coloque num recipiente e derrame a água morna. Deixe-o de molho por 12 horas; em seguida, esprema bem o papel, ou use uma peneira para retirar a água. Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos, adicione o Lysoform, misture bem novamente e comece a modelar. Fonte: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UEFS) Sempre que dois corpos estão em contato, como no caso de um livro em repouso sobre uma mesa, existe uma resistência opondo-se ao movimento relativo dos dois corpos. Suponha-se que um livro de massa m é empurrado ao longo da mesa, com uma força F =10,0N, e que o coeficiente de atrito entre a mesa e o livro seja µ=0,2. Considerando-se que o livro se desloca 80,0cm em um intervalo de tempo de 1,0s e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0m/s², é correto afirmar:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um comerciante contratou um novo funcionário para cuidar das vendas. Combinou pagar a essa pessoa R$ 120,00 por semana, desde que as vendas se mantivessem em torno dos R$ 600,00 semanais e, como um estímulo, também propôs que na semana na qual ele vendesse R$ 1.200,00, ele receberia R$ 200,00, em vez de R$ 120,00.
Ao término da primeira semana, esse novo funcionário conseguiu aumentar as vendas para R$ 990,00 e foi pedir ao seu patrão um aumento proporcional ao que conseguiu aumentar nas vendas.
O patrão concordou e, após fazer algumas contas, pagou ao funcionário a quantia de:
- Matemática
( ENEM 2009 CANCELADA ) No depósito de uma biblioteca há caixas contendo folhas de papel de 0,1 mm de espessura, e em cada uma delas estão anotados 10 títulos de livros diferentes. Essas folhas foram empilhadas formando uma torre vertical de 1 m de altura.
Qual a representação, em potência de 10, correspondente à quantidade de títulos de livros registrados nesse empilhamento?