A introdução de espécies exóticas em ambientes naturais nos quais elas não existiam é, geralmente, mediada pela atividade humana e pode afetar tanto a biodiversidade quanto as atividades econômicas.
O peixe-leão (Pterois volitans), por exemplo, nativo dos oceanos Pacífico e Índico, introduzido no litoral leste dos Estados Unidos, chegou à América Central e à América do Sul.
Essa espécie se reproduz facilmente, não tem predadores nessas novas regiões e se alimenta vorazmente.
A presença do peixe-leão no Caribe é muito preocupante, pois ele reduziu a população do peixe-papagaio (Sparisoma abilgardi), um herbívoro fundamental para o controle da quantidade das algas, as quais em excesso podem invadir os espaços dos corais, causando um desequilíbrio ecológico nessa região. Na cadeia alimentar descrita no texto, o peixe-leão comporta-se como
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicará o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras.
(FUVEST 2016 1° FASE) No texto, a função argumentativa do provérbio “Da vida nada se leva” é expressar uma filosofia de vida contrária à que está presente em “vintém poupado, vintém ganhado”.
Também é contrário a esse último provérbio o ensinamento expresso em:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Cartolina no tamanho A4
• Lápis e borracha
• Canetinha preta
Desenvolvimento:
1.
Sobre Haroldo de Campos
Haroldo Eurico Browne de Campos (São Paulo ,1929 - São Paulo, 2003). Poeta, tradutor, ensaísta, irmão mais velho do também poeta, tradutor e ensaísta Augusto de Campos (1931). Lança seu primeiro livro de poesias, O auto do possesso, em 1950, pelo Clube de Poesia de São Paulo, ligado à chamada Geração de 45, com a qual rompe no ano seguinte. Com o irmão Augusto e o poeta e ensaísta Décio Pignatari (1927), forma o grupo Noigandres e edita a revista-livro homônima, em 1952. Em 1956, participa da organização da Exposição Nacional de Arte Concreta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM/SP, mque, um ano depois, é montada no saguão do Ministério da Educação e Cultura, MEC, no Rio de Janeiro. Em 1958, publica, em Noigandres 4, o Plano Piloto para Poesia Concreta, novamente com seu irmão Augusto e Pignatari. Juntos, em 1965, lançam também o livro Teoria da poesia concreta. Defende a tese de doutorado Morfologia do Macunaíma, em 1972, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP. No ano seguinte, assume a cadeira de semiótica da literatura no programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, onde permanece até 1989. Publica “Galáxias”, um de seus textos mais conhecidos, em 1984. Como tradutor de poesia, dedica-se a diversas obras, com especial destaque para os autores de vanguarda, como o poeta norte-americano Ezra Pound (1885-1972) e o romancista irlandês James Joyce (1882-1941). Sua obra valoriza a utilização de recursos tecnológicos e a interação da poesia com a música.
(Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5178)
Poesia Concreta
A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes pláticas).
Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial pela publicação da revista Noigrandes, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
– a eliminação do verso;
– o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
– a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
– o uso de neologismos e termos estrangeiros;
– decomposição das palavras;
– possibilidades de múltiplas leituras.
Os principais poetas concretistas são: Décio Pignatari , Augusto de Campos e Haroldo de Campos.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/poesia-concreta.htm)
2. Apresente as seguintes imagens:
Disponível em: http://angelozanellato.blogspot.com.br/2011/03/poesia-concreta_31.html
Disponível em: http://pedro-antologiadepoemasvisuais.blogspot.com.br/
Disponível em: http://pereiraoliveirasilva.skyrock.com/3013865111-Poesia-Concreta.html
3. Observe que aqui acontece o inverso das assemblages, são as palavras que compõem imagens.
4. Proponha aos alunos um exercício semelhante observando que além da forma, das letras e palavras escolhidas, há uma coerência entre forma, palavras e a mensagem que está sendo passada. De alguma maneira podemos pressentir do que trata o poema mesmo antes de ler as palavras, pois a imagem que eles formam antecipam seu significado
5. Para executar esta atividade:
5.1 Definir o assunto do poema
5.2 Desenhar com traços leves a forma que o poema terá
5.3 Preencher o poema com as frases e/ou palavras
5.4 Apagar o traço que definia a imagem
Observações:
1. Caro professor, você poderá, se possível, combinar com os monitores do laboratório de informática que recebam os alunos para compor os poemas no Corel. Essa será uma forma de estender o aprendizado de forma atraente para os alunos.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Em relação às Constituições anteriores, a Constituição [...] representa um avanço. As modificações mais significativas foram:
- – Direito de voto para os analfabetos;
- – Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
- – Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
- – Direito a greve;
- – Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
- – Décimo terceiro salário para os aposentados.
Disponível em: <https://goo.gl/NxkxhA>. Acesso em: 24 set. 2017. (Adaptado).
Enunciado:
Com base no excerto e em seus conhecimentos, tais características se referem a:
- Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
Os Jogos Olímpicos de Verão são um evento multiesportivo global em que milhares de atletas participam de várias competições. Os jogos ocorrem a cada 4 anos e a última edição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em agosto de 2016. Em qual dos anos a seguir ocorrerá uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão?
- Física
EXPERIMENTO1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas.Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório,diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que,durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, noentanto tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas: