Materiais:
• Cartolina no tamanho A4
• Lápis e borracha
• Canetinha preta
Desenvolvimento:
1.
Sobre Haroldo de Campos
Haroldo Eurico Browne de Campos (São Paulo ,1929 - São Paulo, 2003). Poeta, tradutor, ensaísta, irmão mais velho do também poeta, tradutor e ensaísta Augusto de Campos (1931). Lança seu primeiro livro de poesias, O auto do possesso, em 1950, pelo Clube de Poesia de São Paulo, ligado à chamada Geração de 45, com a qual rompe no ano seguinte. Com o irmão Augusto e o poeta e ensaísta Décio Pignatari (1927), forma o grupo Noigandres e edita a revista-livro homônima, em 1952. Em 1956, participa da organização da Exposição Nacional de Arte Concreta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM/SP, mque, um ano depois, é montada no saguão do Ministério da Educação e Cultura, MEC, no Rio de Janeiro. Em 1958, publica, em Noigandres 4, o Plano Piloto para Poesia Concreta, novamente com seu irmão Augusto e Pignatari. Juntos, em 1965, lançam também o livro Teoria da poesia concreta. Defende a tese de doutorado Morfologia do Macunaíma, em 1972, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP. No ano seguinte, assume a cadeira de semiótica da literatura no programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, onde permanece até 1989. Publica “Galáxias”, um de seus textos mais conhecidos, em 1984. Como tradutor de poesia, dedica-se a diversas obras, com especial destaque para os autores de vanguarda, como o poeta norte-americano Ezra Pound (1885-1972) e o romancista irlandês James Joyce (1882-1941). Sua obra valoriza a utilização de recursos tecnológicos e a interação da poesia com a música.
(Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5178)
Poesia Concreta
A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes pláticas).
Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial pela publicação da revista Noigrandes, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
– a eliminação do verso;
– o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
– a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
– o uso de neologismos e termos estrangeiros;
– decomposição das palavras;
– possibilidades de múltiplas leituras.
Os principais poetas concretistas são: Décio Pignatari , Augusto de Campos e Haroldo de Campos.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/poesia-concreta.htm)
2. Apresente as seguintes imagens:
Disponível em: http://angelozanellato.blogspot.com.br/2011/03/poesia-concreta_31.html
Disponível em: http://pedro-antologiadepoemasvisuais.blogspot.com.br/
Disponível em: http://pereiraoliveirasilva.skyrock.com/3013865111-Poesia-Concreta.html
3. Observe que aqui acontece o inverso das assemblages, são as palavras que compõem imagens.
4. Proponha aos alunos um exercício semelhante observando que além da forma, das letras e palavras escolhidas, há uma coerência entre forma, palavras e a mensagem que está sendo passada. De alguma maneira podemos pressentir do que trata o poema mesmo antes de ler as palavras, pois a imagem que eles formam antecipam seu significado
5. Para executar esta atividade:
5.1 Definir o assunto do poema
5.2 Desenhar com traços leves a forma que o poema terá
5.3 Preencher o poema com as frases e/ou palavras
5.4 Apagar o traço que definia a imagem
Observações:
1. Caro professor, você poderá, se possível, combinar com os monitores do laboratório de informática que recebam os alunos para compor os poemas no Corel. Essa será uma forma de estender o aprendizado de forma atraente para os alunos.