Desde que foram inventadas, no século XIX, em consequência do trabalho do físico italiano Alessandro Volta, as baterias são formadas por três partes. Têm um eletrodo (polo) negativo, um eletrodo positivo e um líquido especial separando-os. Esse líquido, chamado eletrólito, contém elementos químicos eletricamente carregados (íons) que transitam de um polo para outro. É assim nas baterias de chumbo-ácido, desenvolvidas em 1859 e ainda hoje usadas em carros movidos a combustível, e nas baterias dos celulares.
Ricardo Zorzetto. Criadores de um mundo recarregável. In: Revista FAPESP.
No caso das baterias de chumbo-ácido, o eletrólito é formado por uma solução aquosa de ácido sulfúrico, geralmente a 30% em massa e com densidade de 1,28 g/mL, enquanto os eletrodos apresentam composição química variável durante o processo de descarregamento e carregamento, conforme mostrado na figura a seguir.
Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o item.
A Bolívia tem sofrido uma série de golpes de Estado em razão de suas reservas de lítio, que é um mineral utilizado na produção de baterias de carros elétricos, de aparelhos celulares, entre outros equipamentos eletroeletrônicos, sendo uma matéria-prima estratégica para a moderna indústria de alta tecnologia dos países desenvolvidos.