(Unicentro) O aumento da temperatura ou a passagem de corrente elétrica pode provocar transformações nos materiais de alguns sistemas, como os representados em I, II e III.
A análise dos processos de transformações a que esses sistemas são submetidos, nessas condições, permite afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO)
www.colintfisher.com. Acesso em: 30 maio 2016.
Anúncios publicitários buscam chamar a atenção do consumidor por meio de recursos diversos. Nesse pôster, as números indicados correspondem ao(à):
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no
cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?
- A proposta para esta aula será mostrar para os alunos a linguagem fotográfica , os ângulos
na fotografia e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/planos-de-%20%20%20aula/fundamental/artes-fotografia.htm?cmpid=copiaecola
- O professor vai passar um texto para os alunos, para ser utilizado como ponto de partida para
esta aula/atividade.
Textos:
"Fotografia - 1"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.htm
"Fotografia - 2"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-2-tecnologia-e-arte.htm
- O professor vai ler o texto junto com turma. Tirar as dúvidas que irão surgir durante a leitura.
- O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e
apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
Disponível: Google imagens – Fotografias variadas
- O professor pode pedir aos alunos para trazerem suas fotografias pessoais para a sala de aula
para serem apreciadas.
- Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos deverão fazer
fotografias com câmeras ou celulares, dando destaque nos ângulos dos objetos que vão ser
fotografados.
-O professor deverá explicar para a turma que o ângulo é basicamente a altura, a posição da
câmera em relação ao objeto a ser fotografado. Ele interfere na interpretação das imagens.
-Sugestões de possíveis temas para o trabalho:
. A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
. O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
. A cidade que a gente mora.
- Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica) e fazer fotos
coloridas e em preto e branco.
- Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas e que
tiverem melhor ângulo, para serem reveladas.
- Revelar as fotografias.
OBS: Cada grupo deve selecionar e revelar 05 fotografias no tamanho de 10x15 cm.
- Os grupos vão apresentar suas fotos para a turma e junto com a classe, discutirem sobre o
processo de registro fotográfico, a escolha dos ângulos fotografados e sobre os motivos que
determinaram as escolhas do grupo.
- Organizar uma exposição das fotos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm
- Física | F. Circuitos Elétricos
No circuito representado pela figura abaixo, estando o capacitor completamente carregado, leva-se a chave K da posição A para a posição B:
A quantidade de energia, em mJ dissipada pelo resistor de 1 ohm após essa operação, é igual a:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(MACKENZIE) Um forno micro-ondas possui um magnetron, gerador de ondas eletromagnéticas, cujo comprimento de onda é de 12,0 cm.
Sabendo que a velocidade da luz no meio de propagação é 300.000 km/s a frequência emitida por este gerador é
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Observe a figura geométrica a seguir. Ela é composta por um quadrado e um retângulo.
O lado do quadrado mede 2x + 6y, e o retângulo tem de largura a metade do lado do quadrado e de comprimento o triplo de sua própria largura.
Qual a área total da figura plana?