A partir das imagens anteriores, julgue o item.
O conjunto de edifícios do centro histórico da Cidade do México é composto por rugosidades, formas geográficas de um período histórico anterior ao atual que simbolizam a colonização e o domínio dos europeus sobre a América Latina.
Questões relacionadas
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco acusou os alemães de deturparem fatos históricos sobre os acontecimentos de 1915. A Turquia, até hoje, nega veementemente que se trate de genocídio a morte de até 1,5 milhão de armênios em massacres e marchas ao deserto ordenadas pelo Império Otomano, sobretudo entre 1915 e 1917.
Adaptado de O Globo, 03/06/2016.
No contexto dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ONU passou a conceber o genocídio como um crime contra o Direito Internacional.
De acordo com o texto acima, o posicionamento do governo turco indica o temor de possíveis punições, especialmente se esse organismo internacional conceber o massacre dos armênios como um ato deliberado de:
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UNICAMP) A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p.13.
O empirismo, corrente filosófica da qual Locke fazia parte:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS) Um guindaste com rendimento de 25% ergue uma carga de meia tonelada a uma altura de 75,0 cm no intervalo de 5,0s. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², a potência do guindaste, em kW, é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Aterro de Jardim Gramacho
O terreno onde fica localizado o lixão já foi um dia mangue e área de lazer para a população de Duque de Caxias, município vizinho ao Rio de Janeiro. Hoje a área tem aparência argilosa com montanhas de sedimentos de 50 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares) e 60 milhões de toneladas de lixo que foram sendo acumuladas ao longo de 34 anos. Se não houver um monitoramento diário, há risco de parte dos resíduos cair sobre a Baía de Guanabara.
“O termo mais correto não é fechar um aterro, mas, sim, encerrá-lo. Para encerrar, são precisos mais 15 anos de obras de engenharia e controle para considerar tratado aquele espaço que não poderá ser habitado”, diz Chevalier, que ainda não tem o cálculo preciso de quanto deverá ser investido para recuperar a área e transformá-la para uso coletivo. “Serão muitos milhões [de reais], que devem ser investidos continuamente para que ele se transforme numa área que seja, pelo menos, de lazer.”
(...) Lei prevê fim dos lixões até 2014; meta não será cumprida, prevê Ipea
Após 20 anos de tramitação, foi aprovada uma lei nacional que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que prevê, entre as metas mais imediatas, o fim dos lixões até o final de 2014. No entanto, o Brasil dificilmente conseguirá atingir a meta, segundo estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em abril.
O país ainda conta com 2.906 lixões espalhados por 2.810 municípios.
São coletados por dia cerca de 183 mil toneladas de resíduos sólidos gerados nos centros urbanos do Brasil. Só de matéria orgânica, são mais de 94 mil toneladas (representando 51%), mas somente 1,6% (1.509 toneladas por dia) do material orgânico é encaminhado para tratamento via compostagem. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/03/fechado-lixao-de-gramacho-precisara-de-ao-menos-15-anos-para-ser-recuperado.htm Acesso em: 03 jun. 2012 (adaptação).
O termo mais correto não é fechar um aterro, mas, sim, encerrá-lo.
Explique o significado dessa afirmativa feita na reportagem.
- Geografia - Fundamental | 2.02 Tratados Ambientais
Leia a letra da música a seguir.
Amazônia
Tanto amor perdido no mundo
Verdadeira selva de enganos
A visão cruel e deserta
De um futuro de poucos anos
Sangue verde derramado
O solo manchado
Feridas na selva
A lei do machado
Avalanches de desatinos
Numa ambição desmedida
Absurdos contra os destinos
De tantas fontes de vida
Quanta falta de juízo
Tolices fatais
Quem desmata, mata
Não sabe o que faz
Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos de quem pode ver
Terríveis sinais, de alerta, desperta
Pra selva viver
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Compositores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Disponível em: http://letras.mus.br/roberto-carlos/48551/. Acesso em 17 dez. 2014.
Assinale a opção que indica a ideia que melhor sintetiza o trecho da música.