(UEFS) Um guindaste com rendimento de 25% ergue uma carga de meia tonelada a uma altura de 75,0 cm no intervalo de 5,0s. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², a potência do guindaste, em kW, é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Era uma dessas ervas daninhas que apenas atrapalham o crescimento das outras plantas. Pequenina, quase insignificante, a erva sorrateiramente se espalhava entre as grandes plantas e, quando menos se percebia, lá estava ocupando-lhes o lugar e roubando-lhes a terra adubada. Nada ofereciam no canteiro: nem flores nem frutos. Apenas se espalhavam a importunar e a atrapalhar. Assim são essas ervas, que parecem mais resistentes que qualquer planta boa. Resistem à chuva e à falta dela, e como se aproveitam de tudo e de todos! Parecem ter nascido apenas para espalhar o mal. É preciso reconhecê-las cedo e exterminá-las antes que adoeçam as outras plantas ou que as sufoquem. O mal se corta pela raiz.
Apresentando a erva daninha e sua relação com as outras plantas, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(AFA) FAVELÁRIO NACIONAL
Carlos Drummond de Andrade
Quem sou eu para te cantar, favela,
Que cantas em mim e para ninguém
a noite inteira de sexta-feira
e a noite inteira de sábado
E nos desconheces, como igualmente não te
conhecemos?
Sei apenas do teu mau cheiro:
Baixou em mim na viração,
direto, rápido, telegrama nasal
anunciando morte... melhor, tua vida.
...
Aqui só vive gente, bicho nenhum
tem essa coragem.
...
Tenho medo. Medo de ti, sem te conhecer,
Medo só de te sentir, encravada
Favela, erisipela, mal-do-monte
Na coxa flava do Rio de Janeiro.
Medo: não de tua lâmina nem de teu revólver
nem de tua manha nem de teu olhar.
Medo de que sintas como sou culpado
e culpados somos de pouca ou nenhuma irmandade.
Custa ser irmão,
custa abandonar nossos privilégios
e traçar a planta
da justa igualdade.
Somos desiguais
e queremos ser
sempre desiguais.
E queremos ser
bonzinhos benévolos
comedidamente
sociologicamente
mui bem comportados.
Mas, favela, ciao,
que este nosso papo
está ficando tão desagradável.
vês que perdi o tom e a empáfia do começo?
...
(ANDRADE, Carlos Drummond de, Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984)
Nos versos abaixo, percebe-se que foram utilizadas figuras de linguagem, enfatizando o sentimento do eu-lírico. Porém, há uma opção em que não se verifica esse fato. Assinale-a:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a supervalorizadas. Não é generalizada aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas, dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o atual, encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou mecânico, enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com tarefas como as agrícolas, as artesanais ou manufatureira, ou mesmo comerciais [...]. Curioso lembrar como os médicos, forrados de humanismo, não tinham respeito pelos cirurgiões, pois exerciam labor mecânico. Até 1743 – repare na data – eram vistos como espécie de barbeiros.
IGLÉSIAS, F. A Revolução Industrial. São Paulo: Brasiliense, 1981. VOT2021.
A Revolução Industrial provocou uma grande transformação no processo produtivo. No entanto, o historiador Francisco Iglésias aborda mudanças e preservação de conceitos e preconceitos a exemplo do
- Biologia
(UFRGS) A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.
1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval
Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?
- Língua Inglesa | 1.1 Processo de Formação das Palavras
Synopsis
Filmed over nearly three years, WASTE LAND follows renowned artist Vik Muniz as he journeys from his home base in Brooklyn to his native Brazil and the world’s largest garbage dump, Jardim Gramacho, located on the outskirts of Rio de Janeiro. There he photographs an eclectic band of “catadores” — self-designated pickers of recyclable materials. Muniz’s initial objective was to “paint” the catadores with garbage. However, his collaboration with these inspiring characters as they recreate photographic images of themselves out of garbage reveals both the dignity and despair of the catadores as they begin to re-imagine their lives. Director Lucy Walker (DEVIL’S PLAYGROUND, BLINDSIGHT and COUNTDOWN TO ZERO) and co-directors João Jardim and Karen Harley have great access to the entire process and, in the end, offer stirring evidence of the transformative power of art and the alchemy of the human spirit.
Disponível em: www.wastelandmovie.com. Acesso em: 2 dez. 2012.
Vik Muniz é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York. O documentário Waste Land, produzido por ele em 2010, recebeu vários prêmios e: