Leia a reportagem e responda à próxima questão.
Após os cuidados veterinários e o reestabelecimento da saúde do animal, ele deve ser reintroduzido em um ambiente adequado para a sua sobrevivência.
A) Indique duas regiões fitogeográficas brasileiras onde o animal encontrado poderá ser reintroduzido.
B) Descreva duas características dessas regiões.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Na imagem a seguir, as medidas de alguns ângulos dos triângulos não foram apresentadas.
Qual a soma dos ângulos escondidos somente em triângulos não retângulos?
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(IME)
Num instante inicial, um espelho começa a girar em uma de suas extremidades, apoiada em P, com aceleração angular constante e valor inicial de θ = π/2. A trajetória que a imagem do objeto puntiforme parado em Q percorre até que a outra extremidade do espelho atinja o solo é um(a)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
DUKE. Disponível em: https://www.otempo.com.br. Acesso em: 9 mar. 2022.
As charges apresentam em tom bem humorado uma ilustração, geralmente com caricatura, e objetivam satirizar algum acontecimento da atualidade. Na charge de Duke, a expressão facial da personagem é um recurso utilizado para enfatizar uma possível
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
A ingestão de bebida alcoólica bem como ar rarefeito (pouco denso) possibilitam que a oxigenação do cérebro de um homem adulto normal seja reduzida. Sobre estes dois aspectos (ingestão de álcool e ar rarefeito), considere a situação hipotética deste homem viajando de avião comercial à altitude de cruzeiro (11 mil metros), o qual ingeriu bebida alcoólica durante o voo.
Analisando-se esta situação, leia as seguintes proposições:
I. Os efeitos do álcool durante o voo serão maiores que em terra firme porque, nessa situação, o organismo produz uma quantidade menor de oxihemoglobina, uma substância responsável pela oxigenação de todo o corpo, incluindo o cérebro.
II. Os efeitos do álcool serão anulados porque, apesar de parte do oxigênio que sai dos alvéolos pulmonares e chega ao sangue ser transportada pelos eritrócitos ligados à hemoglobina, a maior parte desse oxigênio começa a ser transportada e dissolvida no plasma sanguíneo.
III. O efeito do álcool será o esperado em condições de terra firme porque o gás carbônico produzido combinado com a hemoglobina, no lugar do oxigênio, formando a carbohemoglobina, contribui para a queda do pH no sangue e consequentemente anula o efeito da baixa pressão em altitudes elevadas.
IV. Os efeitos da ingestão alcoólica e da altitude sobre a absorção do oxigênio pela hemoglobina serão somados, sendo o indivíduo levado a inalar menos oxigênio, o que dificulta a absorção do gás pelas hemácias do sangue.
V. Os efeitos de saturação da hemoglobina em pressão de altitude e ingestão de álcool serão potencializados porque a hemoglobina é uma proteína que apresenta sítios de ligação com o O2, nos quais surge uma ligação fraca e reversível, quando a pressão parcial de O2 é elevada, como ocorre na passagem do sangue pelos pulmões: o oxigênio se liga à hemoglobina e, quando a pressão parcial de O2 é baixa, o oxigênio é liberado.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Considere os dois textos seguintes.
Confirmadas mais mortes por febre maculosa no Estado de São Paulo. O IBAMA autorizou pesquisadores a capturar e abater capivaras. Esses animais serão utilizados em estudos sobre a febre maculosa. A capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença. Os pesquisadores querem descobrir por que as capivaras não morrem ao serem picadas pelo inseto.
Na região nordeste dos Estados Unidos, o carrapato-doscervos transmite a doença de Lyme ao homem. Depois que o minúsculo carrapato Ixodes suga o sangue de um animal infectado, a bactéria se aloja permanentemente no corpo do inseto. Quando o carrapato mais tarde pica outro animal ou uma pessoa, ele pode transmitir a bactéria para a corrente sanguínea da vítima. O principal reservatório local da bactéria causadora dessa doença é um rato silvestre (Peromyscus leucopus). O roedor também é hospedeiro de carrapatos.
Sobre essas doenças e quanto às informações apresentadas nos textos, pode-se afirmar que