Observe a sequência abaixo.
A expressão que representa o número de bolinhas utilizadas no desenho da Figura n é
Questões relacionadas
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Cada quadrado da malha da figura a seguir representa uma quadra de determinado bairro de uma cidade.
Ana mora em uma casa localizada no ponto O. Sejam os pontos:
A: academia de dança;
B: farmácia;
C: padaria;
D: clube;
E: livraria.
Certo dia ela saiu de casa e se deslocou 3 quadras na direção norte, 4 quadras na direção leste, 3 quadras na direção sul, 1 quadra na direção oeste, 4 quadras na direção norte e, finalmente, 2 quadras na direção oeste. Ela parou no(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o fragmento da reportagem.
(A) Por que a prática do Rúgby no Brasil pode ser considerada Mestiçagem cultural?
(B) Na atualidade, o que favorece a intensificação da Mestiçagem cultural no Brasil?
- Biologia
(UFJF) O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma área bastante fundamental das Ciências Biológicas. O japonês Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia realmente funciona. Trata-se de uma função ligada ao reaproveitamento do “lixo celular” e também ligada a doenças.
texto modificado a partir de http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1819288-japones-vence-
nobel-de-medicina-por-pesquisa-sobre-aautofagia.shtmlde 03/10/2016. Acesso em 16/10/2016.
Tanto no processo de autofagia, quanto na heterofagia, os __________ atuam realizando a digestão intracelular. De acordo com o tipo de célula, após o processo de digestão, forma-se o __________, que pode ser eliminado por __________ ou ficar retido indefinidamente no citoplasma da célula.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA que completa os espaços tracejados:
- História | 6.02 Era Napoleônica
(FUVEST 2011 1° FASE)
A cena retratada no quadro acima simboliza a
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
8. Materiais necessários
· Imagens para observação. Obras tridimensionais de Amilcar de Castro. (Ver anexo).
· Papel Kraft ou Canson para pintura. Uma folha tamanho A3 para cada aluno.
· Pincéis com ponta chata e rolinhos de espuma.
· Construção tridimensional geométrica de papel cartão. (Releitura de uma obra de Amilcar de Castro ou criação do professor). Tamanho grande, aproximadamente 100cm x 60cm.
· Fita adesiva.
· Tinta guache preta e nas cores primárias.
· Bandejas de isopor descartáveis para colocar a tinta.
Procedimento
1º. Providencie com antecedência as imagens de esculturas de Amílcar de Castro. Pode utilizar as que estão em anexo ou outras que gostaria de usar. Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2448/amilcar-de-castro>. Acesso em 26 jan. 2016.
2º. Converse com os alunos e fale sobre a vida e obra do artista Amilcar de Castro. Estude com antecedência o texto do site sugerido acima para uma exposição mais embasada.
3º. Amilcar de Castro fazia vários estudos de desenho e depois os transformava em esculturas de ferro e alumínio. Um trabalho primoroso de cálculo matemático e equilíbrio, já que cortava e dobrava chapas de metal para conseguir que o que era plano se transformasse em tridimensional.
4º. Proponha o trabalho, que será exatamente o contrário do que o artista fazia. Os alunos transformarão o trabalho tridimensional que você trouxe em uma representação bidimensional.
5º. Posicione a escultura que fez no centro de uma roda de mesinhas. Distribua os materiais para os alunos e antes de começar o trabalho de pintura, incentive-os a ficar o máximo de tempo observando a escultura do ângulo em que estão. Somente depois de bem seguros do que irão fazer, eles devem pintar as linhas e formas que veem, com a tinta preta, e colocar ou não cor nos intervalos de suas linhas.
6º. Exponha os trabalhos para que todos possam apreciar as várias formas bidimensionais que uma escultura pode apresentar, dependendo do olhar e da posição de quem a vê.
Sugestão de esculturas e exercícios de desenho de Amílcar de Castro.
Sem título – Amilcar de Castro – Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2448/amilcar-de-castro>. Acesso em 26 jan. 2016.
Sem título – Amilcar de Castro – Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2448/amilcar-de-castro>. Acesso em 26 jan. 2016.
Sem título – Amilcar de Castro – Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2448/amilcar-de-castro>. Acesso em 26 jan. 2016.
Sem título – Amilcar de Castro – Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2448/amilcar-de-castro>. Acesso em 26 jan. 2016.
Estudos de Amilcar – Disponível em: <http://www.bolsadearte.com/oparalelo/category/locais/sao-paulo/page/30 >. Acesso em 26 jan. 2016.
Sem título e Amilcar de Castro – Disponível em: <http://ngd.com.br/amilcar-de-castro/ >. Acesso em 26 jan. 2016.
Sem título – Amilcar de Castro – Disponível em: <http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/05/10/noticia_arte_e_livros,142185/sob-suspeita.shtml >. Acesso em 26 jan. 2016.