(FUVEST 2011 1° FASE)
A cena retratada no quadro acima simboliza a
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
(UPE) As idades dos atletas que participaram da Seleção Brasileira Masculina de Basquete, convocados para a preparação dos Jogos Olímpicos 2016, variaram de 24 a 36 anos, como se pode observar na tabela a seguir:
De acordo com a tabela, a média, a mediana e a moda dessas idades são, respectivamente:
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee un fragmento de una entrevista a Jesús Blázquez Sánchez, socio fundador del Centro EspañolPangea para contestar a cuestion. Parece que todos estamos familiarizados con el “turismo rural” e incluso con el “turismo sostenible”, pero ¿cómo definirías el concepto de “turismo responsable”? Este es un concepto definido incluso por la OMT, como aquel turismo que permite realizar hoy actividades y conservar los recursos para que generaciones futuras puedan seguir realizando esas mismas actividades. Nosotros echábamos de menos en este concepto dos elementos: uno de ellos es la participación de la población local. El segundo elemento es que hubiera realmente un reparto económico, un beneficio equitativo para esas poblaciones locales. Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas. Un turismo, además, que deja en manos de la población local el protagonismo de su gestión. Disponible en: <http://www.ambientum.com/revista/2012/julio/entrevista-jesus-blazquez.asp.> Acceso el 13 oct. 2012. Fragmento
Enunciado:
Lee el fragmento:” Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas.”
En el contexto, el término destacado puede ser sustituido, sin pérdida de sentido, por
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet. Não dá mais para tomar como verdade absoluta a representação de um dado, fato ou evento feita por um repórter, editor e dono de um veículo de comunicação jornalística.
Este fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
Uma notícia como por exemplo a alta do dólar pode ser lida como um fato positivo para quem é exportador, uma catástrofe para quem depende da importação, uma arma político/eleitoral para um candidato presidencial, uma manipulação cambial por especuladores ou um ajuste macroeconômico promovido por bancos multinacionais. É apenas uma amostra de diversas percepções possíveis para um mesmo dado numérico.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 28 out. 2021.
Nesse texto, busca-se defender uma ideia por meio da exploração de argumentos. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Biologia | 14. Biotecnologia
Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.
Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica
do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A
lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).
-Disponível:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail
https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3
https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true
https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse
http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html
- Tesouras sem ponta
- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)
- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores
- Cola
- Pincel
- Giz de cera
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre
Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).
- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.
- O professor vai providenciar várias cópias das imagens sugeridas acima, impressas em
tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.
- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos
para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços
de barbantes para colocar as produções das crianças.
- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem
(papéis, tesouras, pincéis e colas ).
- Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e
colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
- Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos
para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com
imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as
crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se
lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que
as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios
artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.
- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e
obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).
- Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam
seus conhecimentos à sua maneira.
- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será
necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando
uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.
- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta
do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou
identifique a obra que você está se referindo.
- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O
que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não
podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!
Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de
rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na
sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor
azul.
- Explique para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse
usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e
farão seus próprios recortes colagens.
- Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que
começam a se formar.
- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.
- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.
- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os
materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e
espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.
- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns
recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns
momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a
tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade
em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a
colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,
incentivando a colaboração mútua.
- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.
- Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança
tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.
- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas
enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.
- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.
Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço
do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando
com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de
papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.
- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use
como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,
se necessário.
- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure
suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam
apreciar as obras e a dos colegas.
- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando
com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um nome para as suas produções.
- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as
à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das
obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos
cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de
encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais
respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,
comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda
envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que
está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e
dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de
transição conhecida pelas crianças.
- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#
HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES