Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco acusou os alemães de deturparem fatos históricos sobre os acontecimentos de 1915. A Turquia, até hoje, nega veementemente que se trate de genocídio a morte de até 1,5 milhão de armênios em massacres e marchas ao deserto ordenadas pelo Império Otomano, sobretudo entre 1915 e 1917.
Adaptado de O Globo, 03/06/2016.
No contexto dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ONU passou a conceber o genocídio como um crime contra o Direito Internacional.
De acordo com o texto acima, o posicionamento do governo turco indica o temor de possíveis punições, especialmente se esse organismo internacional conceber o massacre dos armênios como um ato deliberado de:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Adição
A família de Márcio fez um piquenique no parque. De manhã cedo eles fizeram as compras no supermercado.
15 pães franceses
2 bolos
20 caixinhas de suco
2 potes de patê
8 maçãs
Quantos itens eles compraram para o piquenique?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the following article to answer question. Adele Records the Theme for the New James Bond Film
Forget Adele’s Grammy Awards and the fact that every teenage woman in the world knows the lyrics to most of her blockbuster album, “21.” You know the singer (1 FINALLY ARRIVE) because she (2 RECORD) the theme for the new James Bond film, “Skyfall,” according to the Total Film Web site. Adele joins a long list of pop stars who (3 SING) theme songs for the 50-year-old spy franchise, among them Tom Jones, Carly Simon, Shirley Bassey, Madonna, Sheryl Crow, Duran Duran and Paul McCartney. The last Bond film, “Quantum of Solace,” featured a song by Jack White and Alicia Keys, “Another Way to Die,” which was poorly received by critics. Though the site said that Adele’s involvement with the soundtrack (4 BE) confirmed, it remains unclear if she wrote the music and lyrics or is simply performing the vocals. The song is expected to be released after the movie reaches theaters in November.
By James C. MCkinley Jr The New York Times, September 17, 2012, 1:44 pm Available at: http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2012/09/17/adele-records-the-theme-for-the-new-james-bond-film/ Accessed on October 10, 2012.
Enunciado:
Read the following sentence from the previous text and pay full attention to the highlighted word.
The last Bond film, “Quantum of Solace,” featured a song by Jack White and Alicia Keys, “Another Way to Die,” which was poorly received by critics.
The verb “feature” in this sentence could be best replaced by
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Enunciado:
O flagrante tem como principal característica o registro espontâneo de uma cena ao acaso ao mesmo tempo em que, o que em meu estudo denomino de pseudo-flagrante, se assemelha esteticamente a um flagrante, mas é obtido pela encenação de um fato.
O flagrante entra em cena junto com a questão da instantaneidade na fotografia. Desde os primórdios da técnica fotográfica,
“Da mesma maneira que os fotógrafos tratavam constantemente de aperfeiçoar o colorido natural, também
esperavam chegar a resolver o problema de registrar objetos em movimento. Em meio ao entusiasmo que
produziu o surgimento da primeira câmara fotográfica, as aspirações dos novos fotógrafos iam muito além de suas possibilidades(...)8”
Captar um objeto em movimento torna-se possível por volta de 1860, quando a câmera fotográfica pode “fixar objetos em movimento em posturas que pareciam inconcebíveis, congelando-os em atitudes completamente alheias a experiência visual habitual(...)9”, embora antes disso, cenas de rua registradas com a câmara estereoscópia buscavam “deter a ação”10.
A real viabilidade de congelar uma ação e, portanto, flagrar de fato uma cena, chegaria com os modelos portáteis, dotados de alta velocidade, do século XX como a Leica, que foi lançada no mercado em 1924.
A Leica caracterizada pela leveza, objetiva de boa luminosidade, portabilidade, clique silencioso, versatilidade e principalmente discrição, possibilitava que fotógrafo fizesse a fotografia sem ser percebido pelo fotografado.
A possibilidade de registrar um fato em movimento agregaria à fotografia uma nova tradição diametralmente oposta à da pose11.
Nas palavras da pesquisadora Maria Inez Turazzi
“A pose é o próprio símbolo da fotografia no século XIX, atravessando toda a sua história como elo de ligação entre as imagens obtidas, os recursos tecnológicos existentes e os agentes sociais envolvidos. (...) Ao longo da segunda metade do século XIX, pode-se mesmo traçar um percurso na história da fotografia que vai da pose ao instantâneo, da imobilidade ao movimento12”.
Sob esse aspecto, o flagrante irá constituir-se em um código fotográfico cujas bases diferem do código da pose: enquanto a pose leva em conta a imobilidade e a artificialidade, o flagrante valoriza o movimento e a espontaneidade.
A utilização, difusão e valorização do flagrante terá impulso com seu emprego pelo fotojornalismo, cujo desenvolvimento será observado a partir da Guerra da Secessão, que ocorreu entre 1861 e 1865, nos Estados Unidos. Um dos principais pontos que contribuiu para essa evolução durante a Guerra, foi a idéia “de que era preciso estar perto do acontecimento quando este tivesse lugar13”. Este fato influenciaria anos depois fotojornalistas como Robert Capa e se instalaria a noção de que “as fotos de batalhas obtêm-se ainda com o fumo e o odor a sangue a pairar pelo campo14”.
Também foi importante a percepção “de que a velocidade entre o momento de obtenção da foto e o da sua reprodução era fundamental numa esfera de concorrência (..)”15, tornando rotina o recurso do comboio para transportar as fotografias até as redações dos jornais.
http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/atas/atas-IEHA-v1-171-178-daniela%20maura%20ribeiro.pdf
Converse com a turma sobre o registro do flagrante fotográfico, sobre a espontaneidade que se consegue obter com um flagrante, e também os fatos inusitados. Peça aos alunos que procurem em jornais e revistas fotografias tiradas dessa forma, geralmente sem a pessoa ver que está sendo fotografada. Ajude os alunos a selecionar os recortes coletados, instrua-os na confecção de uma moldura de papel sanfonado. Depois dos trabalhos prontos monte um varal de flagrantes. Para avaliar os trabalhos, proponha aos alunos que apreciem todos os flagrantes, peça que se sentem em roda e conduza a conversa no sentido de que os alunos percebam a beleza da fotografia que contém o momento certo
- Filosofia | 3. Medieval
Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.
SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).
Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma
- Matemática - Fundamental | 08. Números Naturais
Leia o gráfico de uma reportagem que mostra a quantidade de jogadores disputando a Copa do Mundo e responda.
EUROPA FUTEBOL CLUBE
Ter jogadores em clubes das principais ligas é meio caminho andado para o sucesso internacional
Vocabulário
Diáspora – os jogadores se espalharam, passando a jogar em outros países.
Marque a afirmativa correta que pode ser comprovada pelos dados do gráfico.