Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.
SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).
Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Dentes que contam história
Arqueólogos descobriram que o homem já ocupava o continente europeu
bem antes do que imaginávamos Quando o assunto é investigar a vida dos primeiros humanos da história, a ciência precisa encontrar pistas em achados fósseis – afinal, ninguém vive tanto para saber o que aconteceu há milhares de anos. Cada pista encontrada muda um pouquinho a história que contamos sobre nossos ancestrais. E acabam de chegar mais novidades: a análise de cinco dentes de cerca de 45 mil anos mudou mais uma vez o que se pensava sobre os homens pré-históricos. Os dentes já haviam sido encontrados há mais de 50 anos em duas cavernas na Europa. Mas só agora os pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e de Oxford, na Inglaterra, conseguiram fazer testes que comprovaram a sua origem e a sua tão antiga idade.
Três dentes de adulto encontrados em uma caverna da Inglaterra e dois de leite em uma caverna na Itália são agora
considerados os mais antigos vestígios do homem moderno na Europa (Foto: Chris Collins/ Natural History Museum) [...] Uma análise detalhada, que incluiu a criação de um modelo em 3D dos dentes, revelou seus verdadeiros donos. “Com o modelo tridimensional, conseguimos estudar cada detalhe da forma dos dentes e concluímos que eles eram mesmo de Homo sapiens”, afirma o arqueólogo Stefano Benazzi, da Universidade de Viena. “Há 50 anos, não era possível fazer uma análise tão sofisticada por causa da limitação da nossa tecnologia.” [...] Até hoje não se sabia ao certo quando a nossa espécie tinha chegado à Europa, mas a descoberta desses dentes mostra que nossos ancestrais já estavam lá bem antes do que se pensava, há pelo menos 45 mil anos! Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dentes-que-contam-historia/>. Acesso em: 22 jan. 2016.
Enunciado:
A partir da análise do texto, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Aqui estou, como de outras vezes, para compartilhar as vossas comemorações e testemunhar o apreço em que tenho o homem de trabalho como colaborador direto da obra de reconstrução política e econômica da Pátria. [...]. A despeito da vastidão territorial, da abundância de recursos naturais e da variedade de elementos de vida, o futuro do país repousa, inteiramente, em nossa capacidade de realização. Todo trabalhador, qualquer que seja a sua profissão, é, a este respeito, um patriota que conjuga o seu esforço individual à ação coletiva em prol da independência econômica da nacionalidade. O nosso progresso não pode ser obra exclusiva do Governo, sim de toda a Nação, de todas as classes, de todos os homens e mulheres que se enobrecem pelo trabalho, valorizando a terra em que nasceram. BARROS, Edgard Luiz de. Getúlio!. São Paulo: Nankin, 2004. p. 97-98.
Enunciado:
a) Analise as relações entre Vargas e os trabalhadores no Brasil, destacando como ele procurava se apresentar a eles.
b) Identifique quais argumentos que Vargas usava para conseguir o apoio dos trabalhadores.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O quadro a seguir contém as cores das soluções aquosas de alguns sais.
Nome
Fórmula
Cor
Sulfato de Cobre (II)
CuSO4
Azul
Sulfato de Sódio
Na2SO4
Incolor
Cromato de Potássio
K2CrO4
Amarela
Nitrato de Potássio
KNO3
Incolor
Os íons responsáveis pelas cores amarela e azul são respectivamente
- Geografia - Fundamental | 8.02 Principais Conflitos no Continente
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
No período pós Guerra Fria a humanidade atravessou uma crise econômica e social de escala sem precedentes, que conduziu a um rápido empobrecimento de setores da população mundial, levando a um colapso nas economias nacionais e a um aumento alarmante de desemprego. A globalização da pobreza teve o seu início no terceiro mundo com destaque para a África subsaariana, em decorrência das crises na dívida econômica e nas reformas no Fundo Monetário Internacional. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl62 Acesso em:18 mar. 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=SG_0iTwYXIPdfM Acesso em: 18 mar. 2012.
A globalização da pobreza pode levar o continente Africano à extinção socioeconômica?
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNESP) Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentamse as afirmações seguintes.
I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.
II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.
III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiuse, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.
Podemos indicar como correta(as)