O método científico é literalmente uma investigação, na qual o pesquisador procura, a partir de observações de fatos ou eventos, formular hipóteses. Essas hipóteses devem ser metodologicamente testadas e experimentadas repetidamente, para que posteriormente haja
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.1. Gêneros musicais
Materiais:
Cartolina ou papel A3;
Tesoura sem ponta;
Cola;
Revistas e jornais;
Caneta de ponta porosa preta;
Lápis de cor;
Canetinha hidrocor;
Lápis nº 2.
Atividade:
- Mostre para a turma os seguintes vídeos:
História do Samba
https://www.youtube.com/watch?v=2QqMUzFbW3Y
Animação sobre o samba-enredo “Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!”
https://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY
- Converse sobre as informações dos vídeos: o que já sabiam sobre o samba e o que não sabiam?
- Proponha a construção de um mapa mental, um esquema resumido, misturando imagens e textos pequenos, para explicar de onde vem o samba, quais instrumentos são utilizados e onde é tocado. A atividade pode ser feita em duplas ou pequenos grupos.
- Os mapas mentais podem misturar colagens com desenhos. Eles devem conter uma síntese sobre o assunto estudado. Para melhorar a visualização, desenhos e palavras devem ser contornados com a caneta preta.
*Como fazer um mapa mental
https://www.youtube.com/watch?v=uCR6T1aGiK4
Observe o exemplo a seguir.
- As produções podem compor um painel da escola ou serem fixadas em locais da comunidade.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Onde são guardados os alimentos no barco da família de Igor?
- História | 6.03 Revolução Industrial
[1] A Exposição Universal de Paris (1900) comprovava
o triunfo da ciência e a soberania da máquina. A luz venceu o
limite da noite e instaurou as 24 horas como o novo tempo da
[4] cidade. A arte se afastava do mundo burguês à procura de uma
nova clientela. Era preciso tornar-se autêntica, “autárquica”,
“pura”. A busca dessa pureza motivou os artistas do século XX
[7] a uma procura incessante, cujo resultado se comprova na
produção de obras que deram corpo a uma notável revolução
cultural.
P. E. Grinberg e A. A. da Luz. Revoluções artístico-culturais no século XX. In: F. C. T. da Silva (Org.). O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 305 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
A segunda etapa da Revolução Industrial, iniciada em meados do século XIX, caracterizou-se, entre outros aspectos, pela crescente aproximação entre ciência e sistema produtivo, o que foi decisivo para o avanço tecnológico propulsor da economia mundial contemporânea.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Os principais centros urbanos estão tão gigantes que os especialistas inventaram um novo termo, “megacidades”, para definir os agrupamentos com mais de 10 milhões de habitantes – como São Paulo, Cidade do México, Seul, Xangai, Nova Délhi e Londres. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades passou de duas em 1950 (Tóquio e Nova Iorque) para 22 em 2015, sendo que 17 delas no mundo em desenvolvimento.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/sempre-cabe-mais-um-de-onde-vem-tanta-gente>.
Acesso em: 12 jan. 2016. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir e indique aquela que apresenta informações corretas em relação às megacidades:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa la nota con las expresiones del recuadro: