Materiais:
Cartolina ou papel A3;
Tesoura sem ponta;
Cola;
Revistas e jornais;
Caneta de ponta porosa preta;
Lápis de cor;
Canetinha hidrocor;
Lápis nº 2.
Atividade:
- Mostre para a turma os seguintes vídeos:
História do Samba
https://www.youtube.com/watch?v=2QqMUzFbW3Y
Animação sobre o samba-enredo “Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!”
https://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY
- Converse sobre as informações dos vídeos: o que já sabiam sobre o samba e o que não sabiam?
- Proponha a construção de um mapa mental, um esquema resumido, misturando imagens e textos pequenos, para explicar de onde vem o samba, quais instrumentos são utilizados e onde é tocado. A atividade pode ser feita em duplas ou pequenos grupos.
- Os mapas mentais podem misturar colagens com desenhos. Eles devem conter uma síntese sobre o assunto estudado. Para melhorar a visualização, desenhos e palavras devem ser contornados com a caneta preta.
*Como fazer um mapa mental
https://www.youtube.com/watch?v=uCR6T1aGiK4
Observe o exemplo a seguir.
- As produções podem compor um painel da escola ou serem fixadas em locais da comunidade.