Explicaê

01

TEXTO II 

 

O texto II desta prova foi extraído do segundo capítulo da novela A indesejada aposentadoria, do escritor maranhense Josué Montello (*1917 — †2006). Contemporâneo dos escritores que fizeram o romance de 30, Montello enveredou por outro caminho: explorou a narrativa urbana. Escreveu uma das obras-primas da literatura brasileira: Os tambores de São Luís (1975). A novela A indesejada aposentadoria, de 1972, conta a história de Guihermino Pereira, um funcionário público, já nas vésperas de se aposentar. 

 

  Guilhermino pertencia a uma casta de

burocratas que já desapareceu de nossas

[55] repartições públicas. De sua espécie talvez

tenha sido o derradeiro exemplar conhecido,

tanto no trajo quanto nos modos e na figura.

Nos últimos tempos de sua existência

medíocre, já era um anacronismo. Por isso

[60] mesmo está ele a reclamar papel e tinta,

únicos instrumentos possíveis de sua

merecida sobrevivência. Não propriamente

para servir de paradigma, acentue-se logo —

mas para ilustrar e exprimir com o seu modelo

[65] uma casta que o tempo consumiu.

  Era magro, alto, rosto comprido, com um

pouco de poste e outro tanto de Dom Quixote.

Deste só tinha a figura, não a índole

romântica: era mesmo o oposto do

[70] personagem de Cervantes, na sua conformada

aceitação da vida. Tinha as orelhas um pouco

saltadas do crânio, o pomo-de-adão saliente,

e era calvo, de uma calvície bem composta,

que lhe adoçava a fisionomia subalterna.

[75]   Ao chegar à repartição no seu lento passo

de cegonha, sempre de guarda-chuva

pendente do braço, trocava o paletó de

casemira azul por outro de alpaca preta e

instalava-se na sua cadeira rotativa. Sentado,

[80] sua longa espinha dorsal vergava, numa curva

de caniço puxado pelo peixe, que no seu caso

eram a caneta e a pena. Quando se erguia,

parecia desembainhar a espinha, crescendo de

tamanho.

[85]   Guilhermino ali sentava às onze horas, ou

pouco antes e às cinco e trinta se levantava

para ir embora. Conservador por natureza,

teve ele a boa fortuna de servir sempre na

mesma repartição, no mesmo prédio e na

[90] mesma sala, desde que entrou no serviço

público. Ao ser empossado, deram-lhe aquela

mesa. Não queria outra.

  A repartição, com a sua sala, os seus

móveis e os seus funcionários, constituía o

[95] mundo ideal de Guilhermino. Somente ali,

experimentava a sensação ambiental de

plenitude que há de gozar o peixe na água e o

pássaro nos ares.

  Entretanto, malgrado a euforia que o

[100] deixava mais a gosto na repartição do que na

porta-e-janela de seu modesto lar suburbano,

Guilhermino nunca deixava de abandonar a

mesa de trabalho à hora fixada no Regimento

para o fim do expediente.

[105]   — A lei é a lei — dizia.

  Não há exagero em afirmar-se que a sua

casa de subúrbio, adornada de cortinas de

renda, com um vaso de tinhorão à entrada,

era, para ele, o lugar onde aguardava que a

[110] repartição voltasse a abrir: de pijama, os pés

nos chinelos de trança, lendo o seu jornal ou

conversando com os vizinhos, estava ali de

passagem.

  Para sermos exatos, era na repartição, à

[115] sua mesa de trabalho, que Guilhermino

Pereira se sentia realmente em casa.

Josué Montello. A indesejada aposentadoria. Capítulo II, p. 11-14. Texto adaptado. 

 

Atente aos seguintes trechos e ao que é dito a respeito da atitude revelada pelo enunciador sobre o conteúdo de seu próprio enunciado. 

 

I. “De sua espécie talvez tenha sido o derradeiro exemplar conhecido” (linhas 55- 56) — O conteúdo do enunciado não foi totalmente assumido pelo enunciador.

II. “era mesmo o oposto da personagem de Cervantes” (linhas 69-70) — O conteúdo do enunciado foi só relativamente assumido pelo enunciador.

III. “Não há exagero em afirmar-se que a sua casa de subúrbio [...] era, para ele, o lugar onde aguardava que a repartição voltasse a abrir” (linhas 106-110) — O enunciador assume totalmente a responsabilidade sobre seu discurso.

 

Está correto o que se diz em 

Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.
Desconsiderar opção Created with Sketch. Considerar opção Created with Sketch.