A figura ilustra, de forma simplificada, dois ciclos reprodutivos realizados por alguns vírus.
Tendo em vista os ciclos ilustrados, no ciclo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: CurriculoAvaliacao 8845
Leia este texto para responder à questão. Internet e a vida digital Fugir da realidade de um mundo conectado é quase impossível. Constantemente dividimos nossa atenção entre a televisão e o celular, conversamos em chamadas de vídeo com quem está a quilômetros de distância, ou até mesmo evitamos as filas do mercado ao fazer compras no sofá de casa. E boa parte dessas ações são feitas diante de um aparelho celular. O minidispositivo que é capaz de realizar milhares de procedimentos superou o computador, e hoje é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Isso é o que revelou uma pesquisa nacional sobre hábitos de utilização da internet no país, divulgada em 2016 pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos. Ao viver nesse mundo interligado, tanto em computadores quanto em celulares ou outros dispositivos digitais, acabamos nos esquecendo de que nem todos possuem a mesma facilidade para acessar a tecnologia. Atualmente, cerca de 70,5 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, seja a de banda larga, a fixa ou a móvel. Esse dado, apurado em pesquisa encomendada pela Internet.Org à revista The Economist, coloca o Brasil na décima posição entre os países com mais pessoas desconectadas. E é nesse cenário que o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC) atua no Estado, com projetos que têm como desígnio aumentar o acesso de crianças e jovens à informática básica e também à linguagem da programação, contribuindo para o empoderamento digital. O Espaço Cidadão, por exemplo, é a iniciativa mais antiga da organização. Ela surgiu juntamente com a fundação do Comitê no Estado de Santa Catarina, em 2001. O objetivo do projeto é introduzir crianças e jovens no mundo digital, tanto em relação à internet quanto a programas específicos, além de ensinar o básico da linguagem da programação. Já o projeto Aprendendo a Programar aprofunda o ensino dessa linguagem na área de games. Com esses conhecimentos, os alunos desenvolvem um jogo para web e para mobile e aumentam as chances de entrada no mercado de trabalho. Assim, é por meio dessas e outras iniciativas que se tem buscado diminuir a disparidade entre o número de pessoas que têm acesso à internet e as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer. BLUM, Heitor. Disponível em: <https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/internet-e-a-vida-digital/> Acesso em: 1º maio 2018. Adaptado.
Enunciado:
E é nesse cenário que o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC) atua no Estado, com projetos que têm como desígnio aumentar o acesso de crianças e jovens à informática básica e também à linguagem da programação, contribuindo para o empoderamento digital.
Considerando seu significado, a palavra em destaque não poderia ser substituída por
- Biologia
(UEL) Considere as características reprodutivas a seguir.
I. sexos separados
II. dimorfismo sexual
III. fecundação externa
IV. desenvolvimento indireto
Nos equinodermos ocorrem, geralmente, APENAS
- Matemática - Fundamental | 02. Números Inteiros
O resultado da expressão numérica 4 + 6 ÷ 2× 5 − 3× (7 − 4) é:
- História | 6.12 Nazifascismo
(UEL) O começo aqui foi muito difícil para nós. O pior foi a adaptação. Vocês conheceram nossa maravilhosa moradia em Berlim-Dahlen e iam se assustar vendo em que primitividade vivemos agora. Moramos em uma casa de madeira com cozinha, sala e dois pequenos quartos, um para mim e nosso filho adotivo Bobby, o outro para a minha esposa, a filha dela Magdi e Marlies, filha adotiva.
BEHREND, S. Carta de Rudolf Isay. 1936. NDPH-UEL.
A desestruturação da vida cotidiana na Alemanha, após 1932, expressa na carta do jurista Rudolf Isay, deveu-se à ascensão de um partido:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la imagen de la hacienda de Caco a seguir:
Disponible en: <http://peques2012.blogspot.com.br/2014/02/que-nos-dan-los-animales-de-la-granja.html>Acceso el: 15 oct. 2014.
Los amigos de Caco están ayudándolo a cuidar de los animales de la hacienda.
a) Escribe el nombre de cada especie de animal.
b) Escribe la cantidad de animales de cada especie.