As figuras ilustram um processo responsável pela modificação da distribuição das frequências fenotípicas referentes à pigmentação da pelagem em uma população de roedores.
A seta em cor branca representa a seleção natural sobre os indivíduos cuja pigmentação é intermediária, selecionando portanto os fenótipos extremos.
Tal mecanismo evolutivo é denominado
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
A evolução da pirâmide etária apresentada indica a seguinte tendência:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema abaixo.
Caverna
Houve um dia,
[...]
em que o homem
[...]
disputava
a caverna com bichos
e era aí sua morada.
Deixou para nós
seus sinais,
desenhos desse mundo
muito antigo.
Animais, caçadas, danças,
misteriosos rituais.
MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 23.
Analise as interpretações a seguir.
I. Além de habitar cavernas, como citado no poema, os primeiros seres humanos chegaram a habitar grutas ou tendas feitas de galhos e cobertas por folhas ou pele de animais.
II. Além das pinturas rupestres, ferramentas usadas para caçar, cortar e lutar contra inimigos podem ser consideradas exemplos dos “sinais” deixados pelos homens da pré-história.
III. Ao afirmar que os homens da pré-história deixaram “desenhos desse mundo muito antigo”, a autora faz referência às pinturas rupestres que nos revelam parte da cultura do povo que a criou.
Estão corretas:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(IFSP) Na tabela abaixo, estão relacionadas algumas verminoses que afetam o organismo humano, seu agente etiológico, sua forma de contaminação e um método de prevenção. Assinale a alternativa em que todos os itens foram preenchidos corretamente
Parasitose
Agente etiológico
Contaminação
Prevenção
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2006 1ª FASE) O Ministério da Agricultura estabeleceu um novo padrão de qualidade e identidade da cachaça brasileira, definindo limites para determinadas substâncias formadas na sua fabricação. Algumas dessas substâncias são ésteres, aldeídos e ácidos carboxílicos voláteis, conforme o caderno Agrícola de 08 de junho de 2005, do jornal O Estado de S. Paulo. Nesse processo de fabricação, pode ter ocorrido a formação de
I. ácido carboxílico pela oxidação de aldeído.
II. éster pela reação de álcool com ácido carboxílico.
III. aldeído pela oxidação de álcool.
É correto o que se afirma em
- Literatura
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder à(s) quest(ões)
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. [...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos. São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?
(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)
No sermão, Vieira critica