Grandezas físicas são caracterizadas pelos seus valores numéricos e respectivas unidades. Há vários sistemas de unidades, sendo que o principal, em uso na maioria dos países, é o Sistema Internacional de Unidades – SI. Esse sistema é composto por sete unidades básicas (ou fundamentais) e por unidades derivadas, formadas por combinações daquelas. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. No SI, a unidade associada com a grandeza capacitância é farad.
2. No SI, a unidade associada com a grandeza energia é erg.
3. No SI, a unidade associada com a grandeza campo magnético é tesla.
4. No SI, a unidade associada com a grandeza pressão é pascal.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisas têm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, senada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.
(FUVEST 2020 1º FASE) O autor expressa preocupação com o fato de que as soluções para o problema apontado passam por um esforço multinacional, em face ao crescente número de governos isolacionistas, porque
- Física | 7.2 Quântica
No espaço sideral, luz incide perpendicular e uniformemente numa placa de gelo inicialmente a -10ºC e em repouso, sendo 99% refletida e 1% absorvida. O gelo então derrete pelo aquecimento, permanecendo a água aderida à placa. Determine a velocidade desta após a fusão de 10% do gelo.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Fernando
Auxílio na formação de cílios e flagelos.
Carlos
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula.
Mayara
Digestão dos componentes desgastados da própria célula.
Lígia
Síntese de ácidos nucleicos.
Giovana
Associação ao RNAm para desempenhar sua função.
Rodrigo
Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção.
Gustavo
Presença de equipamento próprio para a síntese de proteínas.
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Cartolinas brancas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Revistas velhas.
- Máquina fotográfica ou celular.
- Impressora
Desenvolvimento:
1 - Comece perguntando às crianças se elas sabem o que é uma 'Selfie'.
2 - Em seguida, conte a elas que uma selfie nada mais é do que uma fotografia que uma pessoa tirou de si própria, normalmente com um smartphone ou webcam, e que foi colocada numa rede social.
3 - Dê continuidade à conversa questionando:
- O que esta exposição tem de bom? Troca de informações, manutenção de relacionamentos em atividade na Internet, registro de momentos importantes.
- O que tem de ruim? Superexposição, perigo de ser reconhecido, perigo de que modifiquem sua imagem no computador, banalização dos eventos pelo excesso de postagens, etc.
4 - Conte para as crianças sobre a frase de Van Gogh inserida na introdução deste Banco de Atividades e pergunte a eles:
- Será que os autorretratos são uma forma de conhecer o que somos?
- Quantas selfies serão necessárias para revelar todas as descobertas?
- Será que, realmente, as imagens que são apresentadas na Internet estão falando a nosso respeito ou parecem apenas uma propaganda?
- Será que tudo o que postamos na Internet tem importância?
5 - Em seguida, proponha aos alunos a fotografia de si mesmos como numa selfie.
6 - Imprima duas cópias de cada imagem em preto e branco no tamanho A4.
7 - Em uma das imagens impressas, as crianças vão recortar o seu rosto.
8 – Cole, então, uma imagem ao lado da outra, sobre uma cartolina: um completa e a outra cortada. Veja um exemplo:
Montagem da autora.
Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/03/selfie-do-oscar-surpreendeu-ate-a-samsung-garante-empresa.shtml > Acesso em: 09 abr.2014.
9 - Convide os alunos a refletir sobre o fato de que apenas o ser humano tem esta necessidade de se apresentar ao mundo e de apresentar o mundo aos outros. A arte é uma forma de apresentação do que somos.
10 - Convide as crianças a colocar no espaço em branco da " selfie" a imagem de alguma coisa que não se poderia autofotografar nunca, como uma flor, por exemplo. Eles poderão escolher.
11 - Distribua revistas velhas para que eles realizem uma pesquisa, escolham uma imagem e colem-na sobre o espaço em branco.
12 - Realize uma exposição dos resultados na escola.
Observações:
A foto apresentada, como modelo desta proposta, no item 8 do desenvolvimento, é resultante de uma selfie postado pela apresentadora Ellen Degeneres, na cerimônia do Oscar de 2014.
Faz parte também de um jogo de marketing da Sansung que deu para Ellen um smartphone, momentos antes de a cerimônia começar.
Leia mais em:
<http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/05/patrocinadora-do-oscar-samsung-ensinou-ellen-a-usar-smartphone-do-selfie.htm.>
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(IME) Calcule o valor de
sabendo-se que