A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Fernando
Auxílio na formação de cílios e flagelos.
Carlos
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula.
Mayara
Digestão dos componentes desgastados da própria célula.
Lígia
Síntese de ácidos nucleicos.
Giovana
Associação ao RNAm para desempenhar sua função.
Rodrigo
Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção.
Gustavo
Presença de equipamento próprio para a síntese de proteínas.
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram