Numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes recriados, a critica tem papel preponderante.
Essa, de fato, é uma das principais características das Luzes, que, recusando as verdades ditadas por autoridades, submetem tudo ao crivo da critica.
KANT, I. 0 julgamento da razão. In: ABRAO, B. S. (Org.) Histeria da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
O Iluminismo tece criticas aos valores estabelecidos sob a rubrica da autoridade e, nesse sentido, propõe
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(Uel) Leia o texto a seguir.
Durante muito tempo, a morte celular foi considerada um processo passivo de caráter degenerativo. Entretanto, estudos demonstraram que organismos multicelulares são capazes de induzi-la de maneira programada e em resposta a estímulos intracelulares ou extracelulares, como, por exemplo, ativando a apoptose. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer.
(Adaptado de: GRIVICICH, I.; REGNER, A.; ROCHA, A. B. Morte Celular por Apoptose. Revista Brasileira de Cancerologia. 2007, 53(3), p. 335.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apoptose, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.
( ) A apoptose ocorre quando a célula, por sofrer um dano externo, rompe suas membranas e derrama o seu conteúdo enzimático nas células vizinhas.
( ) Durante a apoptose, ocorre a destruição das células por ação enzimática nas suas estruturas internas.
( ) A apoptose é ativa nos tecidos embrionários, enquanto que, nos tecidos adultos, tal processo é geneticamente desativado.
( ) A proteína p53 desencadeia a apoptose de células que apresentam danos no seu DNA, os quais não podem ser reparados.
( ) Destruição do citoesqueleto, da membrana celular e da cromatina são características da apoptose.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Física | B. Vetorial
(UESB) Duas estradas retas e planas se cortam perpendicularmente. Duas motocicletas, A e B, partem simultaneamente desse ponto de encontro, cada uma em uma estrada, deslocando-se com velocidades constantes, respectivamente iguais a 54 km/h e 72 km/h.
O tempo necessário, em segundos, para que a distância entre as motocicletas seja de 250,0m é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o fragmento a seguir. “[...] Acontecesse tudo, a casa fosse levada pela enchente, talhas e móveis carregados pelas águas barrentas; ou a mãe enlouquecesse e ela tivesse que visitá-la num sanatório, escutá-la dizer mil vezes que tem três filhas, uma se veste de fé, roupa azul, a outra de esperança, roupa verde, a outra de caridade, rosa; ou ela, a única de fato, nunca mais comesse biscoito de queijo com café quentinho, essa sim, a maior das tragédias, ainda assim, não esqueceria aqueles olhos negros, aquelas mãos inteligentes aquela voz rouca. [...]” REZENDE, Stella Maris. A mocinha do Mercado Central. São Paulo: Editora Globo, 2011. p. 13. (Fragmento)
Enunciado:
Justifique o emprego dos verbos destacados no pretérito imperfeito do subjuntivo, levando em conta o contexto desse texto.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu também já tive turma, ou melhor, fiz parte de turma e sei como é importante em certa idade essa entidade, a turma. A gente é um ser racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma razão para um grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e passar horas conversando? Você pode falar a um filho, por exemplo, que refrigerantes engordam e chocolates dão mais espinhas em quem já está na idade das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia a turma resolver, ele passará a tomar só água com limão e pegará nojo de chocolate. Você pode falar que cabelo tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te pedirá dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar careca, ele aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no assunto – qual o problema em cortar careca? Você pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só “Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de um dia para o outro. A turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as barras das calças, que usavam arrastando pelo chão. A turma tem traumas, como quando o namoradinho de uma se apaixona pela namoradinha de outro e ... A turma tem linguagem própria, uma variante local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
PELEGRINI, D. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2004.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda uma fase da vida em que o comportamento individual é direcionado pela turma a que se pertence, estrutura-se por meio de elementos coesivos que apresentam funções distintas. Os termos “você pode”, no texto,
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIT) Considerando-se o módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em um ponto A igual a E, ao se reduzir à metade a distância entre a carga e o ponto A, o módulo do vetor campo elétrico passa a ser E’. Assim, a razão E/E’ é igual a